Escolas da Região de Ribeirão Preto recebem projeto Escola Transforma

Reportagem: Gustavo Rozario

Entre os dias 5 e 7 de junho, cinco escolas municipais das cidades de Limeira, Monte Azul Paulista e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, terão um dia dedicado a inaugurar e vivenciar ações implementadas pelo Projeto Escola Transforma em suas instalações. São elas as escolas municipais Martim Lutero e Tenente Aviador Ary Gomes Castro, em Limeira, Manoel Rodrigues Villarinho Filho, em Monte Azul Paulista, e as escolas Prof. Dr. Jaime Monteiro de Barros e Dr. Júlio César Voltarelli, em Ribeirão Preto.

Patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do País, e realizado em parceria com o Instituto Cuidare, o projeto Escola Transforma nasceu em 2021 e, e em 2023, dedica sua atenção às escolas públicas situadas em áreas rurais. O objetivo é proporcionar melhorias dentro de instituições de ensino, contribuindo para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal. As ações vão desde aquisição de materiais e qualificação de espaços para aprendizagem até a formação de educadores e voluntários.

Com as intervenções do projeto, as escolas paulistas ganharão espaços, como: horta suspensa, jardim sensorial, sala de leitura, parque infantil, reforma da quadra, além de ações de voluntariado com a temática da sustentabilidade. As melhorias beneficiam cerca de 2.500 estudantes do Ensino Infantil e Fundamental I e II de Ribeirão Preto, Monte Azul Paulista e Limeira. As duas instituições de Limeira são escolas rurais que atendem ao perfil de prioridade do Escola Transforma neste terceiro ano do projeto.

“Aqui na escola foram implementadas a horta, a sala de leitura e a quadra. São três locais importantíssimos e fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. Na sala de leitura, são compartilhados momentos importantes com as crianças, pois a leitura é a abertura de portas para o mundo. Na quadra, acontecem as ações esportivas e recreativas. Já a horta está sendo o xodó da escola. As crianças estão observando o crescimento das mudinhas, perguntam se elas estão recebendo água, se estão crescendo. Estão todos ansiosos para o dia da entrega oficial desses espaços”, afirma Adriana Lucia Capranica, diretora da escola Dr. Júlio César Voltarelli, de Ribeirão Preto.

Mais de 8 mil estudantes beneficiados em 2023 – As escolas do interior de São Paulo são cinco das 42 contempladas pelo Escola Transforma em 2023. As instituições beneficiadas são, em sua maioria, escolas rurais, incluindo quilombolas e indígenas, localizadas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Tocantins. As melhorias irão beneficiar uma comunidade escolar com mais de 8.300 estudantes. O ponto de partida do projeto é conhecer as necessidades das instituições educacionais para depois transformá-las.

Continuamos mais um ano com o compromisso de fortalecer a educação, acreditamos que o Projeto Escola Transforma vem proporcionando melhorias dentro das escolas nas cidades que atuamos, além de apoiar na qualificação pedagógica para que gerem impactos positivos no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes dessas comunidades. Em 2023, estamos presente em 30 cidades com mais de 40 escolas no projeto, e estamos levando voluntariado para contribuir ainda mais nas ações que estamos realizando. Esse ano, nosso foco estão em escolas rurais, pois acreditamos que o impacto que iremos causar será ainda maior nessas comunidades.”, explica a gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien na América Latina, Rita Moreno.

Todas as iniciativas do projeto Escola Transforma são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são um apelo global construído pela ONU e seus parceiros em prol da Agenda 2030 para geração de impacto social e garantia de um futuro melhor e mais sustentável para todos. As escolas rurais ganham atenção especial do projeto por apresentarem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais baixo que as demais. A meta do projeto é, até 2024, atender mais de 50 escolas em todo o país.

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