Endividamento das famílias brasileiras: especialista em finanças explica como se livrar das dívidas

Reportagem: Wesley Souza

Image by Edar from Pixabay

O endividamento das famílias bateu recorde em 2022, com parcela de 77,9% de famílias se declarando endividadas na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) anual divulgada na última semana pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além disso, em 2022, houve crescimento de 3,7 pontos percentuais em relação a 2021. Isso significa que, a cada dez famílias, três atrasaram algum pagamento, maior valor desde o início da pesquisa (os dados começaram a ser compilados em 2011).

A tecnologia vem como aliada para mudar este cenário e o aplicativo de celular N2 de Orientação financeira se mostra como app ideal já que tem como premissa ser uma plataforma de Impacto Social que entrega o acesso à Orientação Financeira humana, personalizada e recorrente. O CEO e fundador da plataforma é André Barretto com passagens por diversos bancos como Citi e Itaú, ele é formado na University of Utah nos EUA.

 

Entre as dicas:

· Conheça as suas dívidas;

· Priorize as dívidas com mais risco ou juro;

· Pesquise por formas de negociar as dívidas;

· Faça um planejamento financeiro

.

“A maior parte dos brasileiros não tem com quem falar para ajudar na tomada das decisões financeiras imediatas, além de não ter referências do que é caro ou barato quando precisa decidir sobre a contratação de um empréstimo ou financiamento. Isso faz com que o endividamento aumente e fique mais caro. O primeiro passo é realizar o planejamento das dívidas porque sem conhecimento sobre quanto e para quem você deve, é impossível regularizar as contas.

Depois é legal ter um planejamento financeiro que pode ser feito da forma que for mais conveniente para cada pessoa, no papel, no celular ou em uma planilha no Excel.

O que importa é que ela seja funcional e compreensível, para que os dados façam sentido. Negociar também é primordial e entrar em contato com as empresas que deve é uma ótima e o importante é não se desesperar.

Com calma, paciência, e principalmente rotina e organização, é possível quitar as dívidas e voltar a ficar com o nome limpo”, explica André

 

Fonte: Mclair Comunic

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *