14 de abril de 2023, às 09h14, horário local, um lançador Ariane 5, operado pela Arianespace, decolou com sucesso do porto espacial europeu em Kourou, Guiana Francesa, carregando a sonda espacial JUICE da Agência Espacial Europeia (ESA).
A espaçonave, construída pela Airbus Defense and Space para a ESA, realizará a primeira missão da Europa a Júpiter. Ele passará pelo menos três anos fazendo observações detalhadas das luas geladas do planeta: Europa, Ganimedes e Calisto, que chegarão em julho de 2031. JUICE estudará as luas como potenciais habitats para a vida, abordando duas questões principais: quais são as condições para a formação do planeta e o surgimento da vida, e como funciona o sistema solar?
Stéphane Israël, CEO da Arianespace, disse: “A Arianespace está honrada por ter sido confiada a este lançamento, a primeira missão europeia a Júpiter, e por desempenhar um papel na expansão de nossa compreensão do sistema solar e das condições necessárias para o surgimento da vida. . Na preparação para esta missão, trabalhamos de mãos dadas com a ESA, Airbus Defence and Space, ArianeGroup e a agência espacial francesa CNES. Aproveito esta oportunidade para agradecer a todas as equipes que deram tanto por 10 anos para nos trazer o resultado de sucesso de hoje. E boa sorte ao JUICE para a incrível jornada que está prestes a embarcar!”
“Com o lançamento bem-sucedido da sonda espacial JUICE, o Ariane 5 mais uma vez deu sua contribuição para a história espacial europeia. Esta missão excepcional se beneficiou duas vezes da experiência do ArianeGroup: não apenas construímos e preparamos o Ariane 5 para esta missão, mas também estamos envolvidos na espaçonave JUICE, pois desenvolvemos, fornecemos e testamos todo o sistema de propulsão que permitirá que a sonda faça sua jornada de oito anos até Júpiter. Quero agradecer às equipas do ArianeGroup e Arianespace, juntamente com todos os nossos parceiros europeus, por este mais recente sucesso do lançador Ariane.
A alta confiabilidade do nosso lançador se deve à cooperação infalível entre a indústria, a ESA e o CNES, a garantia do acesso independente da Europa ao espaço”, disse Martin Sion, CEO do ArianeGroup.
O sistema de propulsão da espaçonave JUICE foi desenvolvido, construído e integrado na Alemanha pelas equipes de propulsão orbital do ArianeGroup e compreende o motor principal de 400 N a ser usado para injeção na órbita de Júpiter, 20 pequenos propulsores e dois tanques de propelente de titânio.
Após esta missão, resta um lançamento do Ariane 5 antes que o Ariane 6 assuma o bastão, apoiando as missões institucionais da Europa e atendendo às crescentes necessidades do mercado comercial.
O lançador de cargas pesadas Ariane 5 é um programa da ESA realizado em cooperação entre instituições públicas e a indústria em 12 países parceiros europeus.
Fonte e Imagens: Ariane Space