Festival do Queijo Artesanal de Minas!

Belo Horizonte recebe, em Setembro, a 4ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. Organizado pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg, o evento será nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Parque da Gameleira, e vai oferecer ao público uma programação voltada para produtores e admiradores da iguaria.

Minas Gerais é responsável por 40% da produção nacional de queijo. Com a maior bacia leiteira do país, produz 9,7 bilhões de litros por ano. A quantidade é superior à que é destinada à fabricação de queijos em todo o país, de 8,7 bilhões de litros, segundo o IBGE. Além disso, o Queijo Minas Artesanal é um dos símbolos da gastronomia mineira e admirado no Brasil e no exterior, conquistando cada vez mais mercados com seus sabores diferenciados.

Para o presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo, “o Festival do Queijo Artesanal de Minas já é um evento consolidado no calendário da instituição, que promove o encontro entre os produtores queijeiros de 10 regiões de Minas e o público em geral. Temos dezenas de produtores rurais capacitados e premiados – nacional e internacionalmente –, que têm no Festival a oportunidade de dar visibilidade aos seus produtos, promovendo assim, novos negócios”, afirma Salvo.

Após dois anos de muita expectativa, o evento retorna de forma presencial, em um espaço mais amplo para receber, com toda a segurança, um público estimado em 8 mil pessoas. Além de rodadas de negócios, seminários, oficinas, entre outros, durante o festival, sete chefs mineiros vão apresentar e servir pratos elaborados com a iguaria. Cada chef representará uma das 10 regiões produtoras presentes no evento, (Diamantina, Serro, Triângulo Mineiro, Alagoa, Araxá, Cerrado, Serra do Salitre, Campo das Vertentes, Mantiqueira de Minas e Canastra).

O Queijo Minas Artesanal (QMA) é um produto que carrega em seu processo de fabricação uma técnica histórica, que remonta ao tempo dos colonizadores. É um queijo feito em pequenas propriedades rurais, utilizando receitas tradicionais e familiares, passadas com carinho de geração em geração, que preservam a identidade cultural do povo mineiro e o mesmo sabor marcante degustado pelos nossos antepassados.

Mais Informações veja no site www.festivalqam.com.br

fonte:- Link Comunicação / Jaqueline M.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *