Em cartaz no CCJ, exposição O Boto oferece oficinas e atividades educativas gratuitas ao público

Reportagem: Angelina Colicchio

A exposição O Boto segue aberta para visitação até o dia 18 de maio no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), na Zona Norte de São Paulo. Além da visitação, O Boto também promove uma série de oficinas e atividades educativas ao longo do mês de abril, incentivando o público a mergulhar nos processos criativos e conceituais da exposição. As atividades incluem oficinas práticas com os artistas e curador, abordando desde fotografia e interferência em imagens até curadoria e desenho livre. Todas as oficinas contam com uma breve mediação da exposição antes do início das práticas.

Com curadoria de Gabriel Babolim, a mostra explora a mitologia do boto-cor-de-rosa para discutir migração e cultura no Brasil, apresentando um conjunto de pinturas e fotografias assinadas pelos artistas Luciano Maia (Pará) e Rafael Paiva (Ceará).

Através das obras, as figuras mitológicas e as memórias das regiões do Baixo Amazonas, Fortaleza e Carnaubal são revisitadas e ressignificadas pelos artistas, que combinam tradição e subjetividade para criar novas interpretações visuais sobre identidade e fluxos migratórios no Brasil.

Oficinas e atividades educativas

15/04 (terça-feira) – Processos criativos na criação fotográfica
Ministrante: Rafael Paiva
Horário: 16h às 17h
Público: +16 anos (máximo 10 participantes)
A oficina expande as percepções sobre a fotografia, abordando desde a concepção inicial até os tratamentos finais da imagem. Rafael Paiva compartilha detalhes sobre a produção das obras em exposição.

16/04 (quarta-feira) – Interferências sobre fotografias
Ministrante: Rafael Paiva
Horário: 16h às 17h
Público: Livre (máximo 10 participantes)
A oficina convida os participantes a criar figurinos e narrativas visuais aplicando tinta sobre fotografias do artista, explorando a relação entre moda, imagem e arte.

17/04 (quinta-feira) – Oficina de práticas em desenho
Ministrante: Gabriel Babolim
Horário: 16h às 17h
Público: Livre (máximo 10 participantes)
Propõe um exercício lúdico de desenho sem compromisso com a realidade, estimulando a liberdade do traço e a criatividade dos participantes através da apresentação de alguns métodos não convencionais do desenho.

22/04 (terça-feira) – Curadoria prática: tecendo narrativas a partir de imagens
Ministrante: Gabriel Babolim
Horário: 16h às 17h
Público: +14 anos (máximo 10 participantes)
A oficina apresenta os processos de curadoria e estimula a criação de narrativas visuais a partir da seleção e organização de imagens retiradas de revistas, incentivando o pensamento crítico sobre montagem expositiva.

 

Serviço

O Boto

Visitação: Até 18 de maio de 2025. Terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) – Av. Dep. Emilio Carlos, 3641, Cachoeirinha – São Paulo

Classificação indicativa: Livre

Visitação gratuita

 

 

 

Fonte: Pevi 56 Assessoria de Imprensa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *