Reportagem: Márcia Bernardes
A edição de 2025 da Plástico Brasil que aconteceu de 24 a 28 de março registrou um crescimento significativo na participação de empresas estrangeiras, consolidando-se como um dos eventos mais relevantes para o setor na América Latina. Com um aumento de 38% em relação a 2023, a feira reforça a importância do Brasil no cenário global da indústria do plástico, atraindo delegações internacionais interessadas em explorar oportunidades de negócios no país.

Segundo Gino Paulucci Junior, presidente do conselho de administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o mercado brasileiro tem sido um grande atrativo para empresas internacionais. “O Brasil possui uma indústria do plástico forte e em crescimento, o que tem despertado o interesse de delegações internacionais em fazer negócios aqui”, afirma.
Em 2025, as empresas estrangeiras aproveitaram as oportunidades no mercado brasileiro e incluíram a participação na Plástico Brasil em suas estratégias. Expositores de países como Áustria, Suíça, Suécia, Itália, Alemanha, Taiwan e China apresentam inovações tecnológicas, fortalecem parcerias comerciais e ampliam as oportunidades de investimentos no mercado brasileiro.
Com um cenário global cada vez mais focado em sustentabilidade e inovação, a presença internacional na feira reflete o crescente interesse por soluções inovadoras e colaborações estratégicas. “Hoje, temos um crescimento expressivo da participação internacional em comparação com a edição anterior. A tendência é continuarmos crescendo e trazendo novos pavilhões para as próximas edições”, ressalta Yeda Monteira, business manager da Informa Markets.
Ainda de acordo com a business manager, o Brasil tem se consolidado como porta de entrada para a América do Sul, atraindo visitantes internacionais interessados em fazer negócios. Sandra Brogli, project manager de trade fairs da Switzerland Global Enterprise e representante do pavilhão suíço, também celebra o sucesso da feira e já faz planos para 2027. “Podemos afirmar que a Plástico Brasil é um grande sucesso. Os expositores internacionais estão muito satisfeitos. Para 2027, esperamos expandir nossa área de exposição”, afirma.
Com todo esse cenário dinâmico e inovador, a Plástico Brasil 2025 reafirmou seu papel estratégico não apenas como vitrine de inovações, mas também como um espaço de conexão entre o mercado brasileiro e o universo global. Todo esse movimento impulsionou oportunidades reais de crescimento e consolidou o evento como um catalisador para a evolução sustentável da indústria do plástico.
Fonte: Agência FR