Últimos dias de imunização de seu PET contra a Raiva Animal em Ribeirão

Reportagem: Rafael Viana / Helio Lazaro

A Divisão de Vigilância Ambiental, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá neste sábado, 24 de agosto, das 8h às 18h, o último dia de vacinação contra a raiva animal em postos fixos. Serão 28 locais espalhados por Ribeirão Preto. As outras etapas da campanha em postos fixos aconteceram nos dias 10 e 17, completando três sábados de agosto.

O público-alvo são cães e gatos a partir de três meses de idade. A meta é vacinar em torno de 60 mil animais até o final da campanha, que prossegue até setembro.

Os cães devem ser levados com coleira e guia e, em caso de animal bravo, com focinheira. Os gatos devem estar contidos em caixas de transporte ou fronhas/sacos de pano/toalhas. Os animais não devem ser levados por crianças.

 

Que Doença é essa ?

A raiva é uma doença que não tem tratamento e é transmitida a cães e gatos por meio de contato com morcegos contaminados. Por isso, há necessidade de proteger os animais domésticos, uma vez que a doença pode ser transmitida também ao homem.

O Vírus da raiva se instala e se multiplica nos nervos até se multiplicar até chegar no sistema nervoso central.

A chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, Maria Lúcia Biagini, ressalta a importância da imunização dos animais como um trabalho preventivo, já que há morcegos na cidade que transmite a doença.

“Orientamos a população, principalmente, para que alerte as crianças e adolescentes a não manterem contato com os morcegos. Quem encontrar um, mesmo que esteja morto, deve acionar a Divisão de Vigilância Ambiental para que sejam orientados corretamente”, explica Maria Lúcia Biagini.

A mesma situação deve ser aplicada para os casos de animais domésticos com comportamentos estranhos.

 

Vacinação estará disponível na Vigilância de Zoonoses

A vacinação estará disponível na Vigilância de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados 10, 17 e 24 de agosto, das 8h às 17h.

Av. Lafayete Costa Couto, 1136-1574 – Ipiranga, Ribeirão Preto – SP, 14060-450

 

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *