Sindicato do Comércio consegue regulamentação de sistema Drive-thru no Comércio de Ribeirão Preto

Reportagem: Ingrid Ribeiro

Foto: Rafael Viana 

O SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, e a CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas, articularam a regulamentação do sistema de Drive-thru para que os comerciantes da cidade possam utilizá-lo o mais rápido possível. A solução já vinha sendo trabalhada há mais de uma semana dentro do Grupo de Transição e Retomada, do qual as duas instituições fazem parte representando o setor varejista.

 

Esclarecendo

Apesar de o decreto de quarentena do governo do Estado de São Paulo, cuja vigência termina em 10/5 (domingo), permitir o sistema de Drive-thru em todo o comércio, incluindo shoppings, no caso específico do Comércio Tradicional de Rua a prefeitura entendeu que isso não poderia ser feito de qualquer jeito. Decidiu criar regras para garantir que os protocolos sanitários de prevenção e combate ao Covid-19 sejam rigorosamente cumpridos, sob pena de não autorizar esse tipo de operação.

 

Construção da solução

Com base nas diretrizes do Comitê Técnico de Contingência em Saúde Covid-19, que seguem os protocolos da OMS, SINCOVARP e a CDL propuseram o texto-base da medida que regulamenta o Drive-thru. Apresentaram sugestões de como estruturar e operacionalizar o sistema, com segurança sanitária e jurídica para os lojistas.

“Sem regras claras a prefeitura não autorizaria. E também não adiantaria o comerciante sair fazendo Drive-thru sem autorização para uso das vagas de estacionamento na frente da loja, sem a liberação da cobrança de Área Azul dessas vagas, se houvesse risco de o consumidor levar uma multa de trânsito, enfim, sem que tivéssemos o mínimo de organização e planejamento. Resumindo, SINCOVARP e CDL atuaram no sentido de garantir que lojistas e consumidores possam usufruir do Drive-thru com segurança e ainda antes do Dia das Mães. Entendemos que só criticar e pedir, não são o bastante. Também é fundamental contribuirmos com soluções práticas e efetivas”, explica Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP.

O resultado desse trabalho conjunto com os demais integrantes do GTR é um decreto que pode ser publicado pelo prefeito Duarte Nogueira a qualquer momento.

 

“SINCOVARP e CDL RP já têm pronta uma campanha de conscientização para lojistas e consumidores sobre a importância de se seguir as regras sanitárias, em especial o uso de máscaras de proteção, para que o avanço do Covid-19 continue sob controle. Esse comportamento preventivo vai permitir que as empresas continuem funcionando e que a roda da economia volte a girar, preservando empregos e a renda das pessoas”, diz Lopes.

 

Dia das Mães Municipal

Vale lembrar que SINCOVARP e CDL RP também lançaram a proposta de criação, em caráter excepcional por causa da pandemia de Covid-19, de um Dia das Mães Municipal a ser celebrado em 14 de junho (domingo). A ideia virou projeto de lei aprovado, por unanimidade, pelo Legislativo Municipal.

“Entendemos ser uma oportunidade para que os filhos possam comprar os presentes ou lembrancinhas de suas mães no comércio de Ribeirão Preto, com melhores opções de produtos e de preços. Claro que isso tudo só se for confirmado o retorno das atividades econômicas já no próximo dia 11/5 (segunda). Estamos confiantes!”, finaliza Lopes.

 

 

Fonte: SINCOVARP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *