Serviço de Hemoterapia de Ribeirão Preto inicia campanha para estimular doação de sangue durante o Carnaval

Vetor: FreePik.com
Vetor: FreePik.com

Com o objetivo de ampliar o número de doações de sangue no período do Carnaval, o Hemac – Serviço de Hemoterapia de Ribeirão Preto, reforça a importância para a doação de sangue. Durante este período as doações voluntárias normalmente caem até 50%.

“Neste período, os estoques costumam chegar aos níveis críticos, podendo causar atraso em cirurgias e outros tratamentos médicos”, diz o hematologista, Geraldo Cunha, responsável médico pelo Hemac.

Os tipos negativos e “O” são os mais raros e precisam ter estoques altos devido aos tratamentos rotineiros e às emergências que acontecem durante o período do Carnaval. O Hemac precisa de, pelo menos, 600 doadores por mês para atender hospitais da cidade: São Francisco, Maternidade Sinhá Junqueira, Santa Lydia e o Eletro Bonini.

Para atingir esta meta, são necessárias ainda mais mobilização e exemplos de amor ao próximo. Por isso, a instituição convoca a população para se sensibilizar e integrar o “Bloco da Solidariedade”.

“O que poucos sabem é que a falta de sangue nos estoques dos hospitais nesta época do ano pode agravar ainda mais o sofrimento das pessoas que precisam de sangue, por isso, contamos com a ajuda das pessoas para minimizar este problema”, diz Cunha.

 

Quem pode doar?

Para doar, é preciso ter de 18 a 69 anos e o peso deve ser superior a 50 kg. Quem tem 16 e 17 anos, precisa da autorização dos pais ou responsáveis.

Para os homens, a doação de sangue não deve ser inferior a dois meses, e no máximo quatro doações ao ano. Para as mulheres, o intervalo não deve ser inferior a três meses, e no máximo três vezes ao ano.

O Hemac funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 17h. Além disso atende nos finais de semana, aos sábados nos três primeiros finais de semana e no domingo no quarto final de semana de cada mês.

 

O Hemac está localizado na Rua Garibaldi, 1280-Centro.

Mais informações pelo telefone: (16) 2138 3298

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *