Ribeirão Preto recebe o 11º FESTITALIA

Reportagem: Felipe Teruel – Núcleo da Notícia

Vetor: Freepik.com
Vetor: Freepik.com

A Cidade de Ribeirão Preto se transformará num “pedacinho” da Itália de 5 e 7 de agosto. O 11º FESTITALIA (Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto) acontecerá no Morro do São Bento e a cultura italiana estará presente no tradicional evento que reúne música, dança, teatro, oficinas de culinária, pintura, gastronomia típica, palestras e artesanatos. Promovido pela Società Dante Alighieri, tem entrada gratuita e integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Esse ano a família Lorenzato – reconhecida em Ribeirão Preto e no país como um exemplo de união que se integrou ao Brasil e à sociedade de forma ativa – será homenageada durante o encontro.

Para 2016, a organização espera ultrapassar a marca de 12 mil visitantes de 2015. Já estão confirmados cerca de 12 expositores

que abrilhantarão o Festival com os mais variados pratos doces e salgados da culinária italiana, além de bebidas típicas do país.

Segundo Antonio Henrique Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, a festa mostrará mais uma vez a história da cidade. “Ribeirão Preto cresceu com a influência da imigração italiana. Estima-se que 30% da população seja de origem direta de imigrantes italianos. Por isso, o FESTITALIA é tão importante. Queremos resgatar a memória cultural das pessoas e do

Vetor: Freepik.com
Vetor: Freepik.com

município”, comenta.

Uma Santa Missa em Italiano será celebrada no local, no dia 7 de agosto (domingo), às 11h30, pelo padre Dom Bernardo Maria Bergamin, da Igreja Matriz de Santo Antônio. Outro destaque será o concurso culinário “SuperChef FESTITALIA”. A disputa será entre os estudantes de gastronomia que terão a oportunidade de criar e resgatar as principais comidas do país europeu.

O Festival é realizado pela Società Dante Alighieri e pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP).

Mais Informações acesse o site do festival:  www.festitaliaribeiraopreto.blogspot.com

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *