Ribeirão discute plano de ação para o combate ao Vetor da Dengue o Aedes Aegypti

Foto: Rafael Viana

Uma grande ação marcada para acontecer no dia 15 de março envolvendo secretarias, autarquias, fundações e demais órgãos municipais foi estrategicamente discutida nesta quarta-feira, 6, pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretariado municipal. 

Os números apresentados durante a reunião pelo secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, revelam um crescimento significativo de casos confirmados de dengue na cidade. 

Em 2018, a somatória dos meses de janeiro e fevereiro de casos confirmados para a doença era de 82, enquanto no mesmo período de 2019 o número subiu para 388 confirmações, ou seja, um aumento de 373%. 

Só no Estado de São Paulo, entre o início de 2019 e o dia 15 de fevereiro, o número de casos confirmados saltou de 1,9 mil para 13,4 mil, alta de 605% se comparado ao mesmo período de 2018.  

“É preciso redobrar a atenção para que Ribeirão mantenha o número abaixo do limite superior estabelecido pelo Ministério da Saúde”, explicou Scarpelini.  

O chefe do Executivo determinou algumas ações integradas e informou que publicará, nesta quinta-feira, dia 7, o decreto que cria as “Brigadas contra o aedes aegypti” em todos os órgãos do governo municipal. “Com os altos índices registrados em municípios da região é o momento de controlarmos a situação. São dois fatores importantes, um é a presença do mosquito, outro é o vírus circulando, devido ao fluxo migratório, que é inevitável”, disse. “A limpeza pública é fundamental, assim como a participação da população. A parte de bloqueio já vem sendo feita pela Secretaria da Saúde. Vamos intensificar as ações em áreas mais propícias”, completou Nogueira.  

No dia 11 de março, às 17h, será realizada a próxima reunião para tratar do tema juntamente com a Associação Comercial de Ribeirão Preto (ACIRP), proprietários de imobiliárias, religiosos e outras lideranças para reforçar as ações de combate ao mosquito. 

 

Dia D – No dia 15 de março, a Prefeitura realizará uma ação integrada de combate ao mosquito. Entre as ações está o mutirão de Limpeza, priorizando a região Oeste, já que se trata de uma área com alto índice de casos confirmados.  

As secretarias de Obras, Infraestrutura e o Daerp, além de emprestarem os caminhões e mobilizar os funcionários para atuar no dia “D”, serão responsáveis em fiscalizar possíveis focos do mosquito em poças de água parada em locais que existam obras municipais. Já à Secretaria da Fazenda caberá realizar a fiscalização de terrenos. 

A Infraestrutura também promoverá a limpeza de bocas de lobo e nos locais em que ocorrerá o mutirão.   

A Secretaria da Educação promoverá ações em todas as escolas, com vistoria nos prédios, eliminação dos inservíveis que são criadouros, atividades educativas com os alunos, reuniões e propostas para as associações de pais e mestres.  

A Secretaria de Esportes participará com os times de arrastões e panfletagem no centro da cidade, no dia 15 de março. A Secretaria da Cultura prestará orientação às famílias de crianças e adolescentes que frequentam os cursos livres no Centro Cultural Palace. 

 

Fonte : Comunicação Prefeitura de Ribeirão Preto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *