Prefeitos vão a Brasília para tratar da falta de medicamentos com ministro Marcelo Queiroga

Governantes e gestores municipais vêm alertando para o desabastecimento de medicamentos há, pelo menos, dois meses. Diante desse problema, evidenciado em ofícios e diversos pedidos de audiência, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) nesta quarta-feira, dia 20 de julho.

De acordo com o prefeito de Ribeirão Preto e secretário Geral pela FNP, Duarte Nogueira, o Ministério já tomou algumas providências para tentar normalizar o desabastecimento, entre elas a retirada do imposto de importação, no intuito de baratear o preço dos itens. “Eles acreditam que a partir de amanhã, dia 21, após os primeiros 30 dias, essa análise poderá ser melhor avaliada para saber se ainda existe alguma incongruência em determinado elo dessa cadeia de desabastecimento de alguns produtos”, explicou.

Segundo o chefe do Executivo, nesta quinta-feira, dia 21, se encerra o primeiro mês da avaliação dessas medidas tomadas. “O importante é que as cidades estejam abastecidas é que não tenhamos problemas no fornecimento de medicamentos e insumos importantes para o funcionamento diário do SUS”, disse.

Histórico
Governantes e gestores municipais de saúde vêm alertando para a falta de medicamento desde maio deste ano. Nos dias 13 e 21 daquele mês, por meio do Conasems, foi enviado dois ofícios ao ministro Marcelo Queiroga relatando o desabastecimento e as dificuldades na aquisição de insumos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *