Para Ser Tornar Um Aeromodelista

Reportagem

Tadeu Donizete

MTb. 37.698/SP

 

IMG_3087-foto
Foto: Rafael Viana

O Instrutor de Aeromodelismo Danilo Cesar Rodrigues (24) da Pepe Aeromodelismo de Ribeirão Preto em entrevista para o Ribeirão Web News começou afirmando que o aeromodelismo é um dos esportes que reúne emoção e conhecimento e  estudos apontam o aeromodelismo como um poderoso  agente desenvolvedor do raciocínio e da destreza.

Como toda atividade nova nada melhor do que conhecer melhor quem já pratica e neste caso uma vista ao clube de Aeromodelismo é o primeiro passo. É lá que você verá os “comandantes” voando. Pergunte sobre os modelos, instrutores e modalidades. Não há nada que aeromodelista adore falar mais do que o próprio aparelho.

Informe-se sobre as diferentes modalidades e veja a que mais se lhe agrada.

O Danilo falou que um modelo básico Asa Alta, modelo Treinador, motor .40 e a combustão custa em torno de 1.500 reais e o combustível usado é o Metanol, a autonomia de voo está entre 15 a 20 minutos e apesar do rádio controle ter um alcance de 2 quilômetros o padrão de voo não deverá passar os 400 metros de distância da antena.

Após a aquisição da Super Máquina Voadora o aspirante a Aeromodelista deverá frequentar um curso de instrução e treinamento.

IMG_30809
Foto: Rafael Viana

O instrutor Aeromodelista apresentará as normas de segurança  e todas as normas para por eventualidade  ter habilidade para voar em condições adversas. (mudança de vento, perda de motor, ficar sem combustível, etc.).

Após o curso, se foi um ótimo aluno, receberá A Licença de Operação que é sua carteira de habilitação de aeromodelo. Ela atesta que você opera seu aeromodelo dentro das normas de segurança.

Os aeromodelistas com experiência raramente tem acidentes. Se fizer tudo dentro dos limites de segurança, os acidentes são muito raros.

Quando perguntamos para o Danilo Cesar Rodrigues; qual é o aeromodelo mais caro ele deu um sorriso e falou que não sabe, pois existem aeromodelos em escala que são mais caros do que as próprias aeronaves que transportam pessoas.

 

IMG_30878
Foto: Rafael Viana

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *