O que se sabe sobre a vacina da Pfizer

As primeiras doses da vacina da Pfizer-Biontech, um dos imunizantes de maior eficácia contra a covid-19, começaram a ser aplicadas nesta terça-feira (04) no Brasil, após serem entregues a todas as capitais do país.

Trata-se de um primeiro lote de 1 milhão de doses. Ele faz parte de um acordo entre o governo brasileiro e a fabricante americana para a entrega de 100 milhões de doses até o fim de setembro. A vacina recebida pelo Brasil vem de uma fábrica na Bélgica.

A vacina da Pfizer é a terceira em uso no Brasil. A população já estava sendo imunizada com a Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford e fabricada no Brasil pela Fiocruz.

Qual é a eficácia da vacina da Pfizer?

Segundo um estudo da farmacêutica americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã Biontech divulgado no início de abril, a vacina contra a covid-19 permanece 91,3% eficaz em evitar o contágio pelo coronavírus por pelo menos seis meses após a aplicação da segunda dose.

De acordo com as empresas, a vacina mostrou 100% de eficácia na prevenção de casos graves até seis meses após a administração da segunda dose, conforme critérios do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).

A eficácia registrada nessa nova pesquisa foi um pouco inferior aos 95% que a Biontech e a Pfizer haviam relatado em novembro, em estudo envolvendo 44 mil participantes. Uma das explicações é que, desde então, várias novas variantes do coronavírus se espalharam pelo mundo.

A eficiência da vacina da Pfizer foi comprovada também no “mundo real”, ou seja, numa campanha de vacinação em andamento. No Reino Unido, um estudo com amostras de 1,6 milhão de vacinados mostrou que o imunizante da Pfizer tem em média eficácia superior a 90% em evitar infecções sintomáticas.

 

Fonte: Agência Brasil de Fato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *