O Comentário sobre as Eleições 2014 com Pe. Gilberto Kasper – “CIDADE LIMPA SUJA POR “SANTINHOS”!

O Comentário sobre as Eleições 2014 com Pe. Gilberto Kasper

 “CIDADE LIMPA SUJA POR “SANTINHOS”!

 

Não encontro quem seja a favor de sujar a cidade de Ribeirão Preto com os “Santinhos” no dia da eleição. Os pequenos e médios comerciantes gastaram o que não tinham para adaptarem-se ao Projeto “Cidade Limpa”. Alguns continuam sendo advertidos, outros autuados porque ainda não conseguiram se adequar à Lei Municipal que, tentando imitar São Paulo, tenta implantar uma “Cidade Limpa”, sem poluição visual. A lei tem sido aplicada aos pequenos, porque grandes comerciantes continuam poluindo importantes e movimentadas avenidas de nossa cidade desigual e injusta.

Pior de tudo, é que se esperava bom exemplo e bom senso de nossos Candidatos às eleições do próximo dia 5 de outubro. Certamente seus assessores

não ouvem o clamor do Povo que abomina a poluição que se instalou com as propagandas eleitores expostas em lugares públicos, aquelas que entopem as caixas de correio das casas dos cidadãos e não por último sujam os alpendres, jardins e calçadas das residências!

Mesmo que o Tribunal de Justiça de São Paulo tenha reconhecido o projeto de autoria de nosso atual Presidente da Câmara de Vereadores “Ação Direta de Inconstitucionalidade”, espera-se que os Candidatos tenham bom senso e não sujem com seus “Santinhos” nossa Cidade (mais ou menos) Limpa. Nem tudo que é legal tem que ser moral. O eleitor que não souber em quem votar até o dia 5 de outubro, votará mal. Buscar no chão o nome e o

Foto:  Divulgação / Arquivo Pe. Gilberto Kasper
Foto: Divulgação / Arquivo Pe. Gilberto Kasper

número de candidato, não é seu candidato, mas um candidato qualquer.

Avançamos tanto na criação de consciência política crítica. Temos incontáveis oportunidades de fazer nossa escolha consciente e lúcida. Quanto tempo e dinheiro gastos no Horário “Gratuito” e Obrigatório Eleitoral! É bem  verdade que os Presidenciáveis poucos projetos apresentam; antes utilizam seus espaços para “atacar” seus adversários, o que não nos assegura confiabilidade nenhuma. Já os Candidatos a Deputados e Senadores devem fazer bem “seu dever de casa”, “olho no olho”, sem a necessidade de representar teatralmente virtudes, capacidades ou qualidades que devem ser conhecidos há muito mais tempo por aqueles que lhes confiarem o voto nas urnas. O Candidato deverá ser reconhecido e merecedor de nosso voto por quem ele é, e jamais por aquilo que promete. Só vota em estranhos quem não é cidadão consciente. Não se pode mais conceber a ignorância política hoje!

Votemos de cabeça erguida, levando na mão o nome e o número de nossos Candidatos até as urnas. Não olhemos para o chão. Pisemos sobre qualquer propaganda jogada em lugar errado. Tomemos cuidado para não resvalar sobre os rostos e números que servirão não de tapete, mas de lixo sob nossos passos firmes por uma grande Reforma Política! Não votemos em nenhum Candidato que permita nossa Cidade Limpa suja por “Santinhos”!

 

Pe. Gilberto Kasper - Foto : Divulgação / k2 Imagens
Pe. Gilberto Kasper – Foto : Divulgação / k2 Imagens

 

Pe. Gilberto Kasper
[email protected]

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente na Associação Faculdade de Ribeirão Preto do Grupo da UNIESP, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Presidente do FAC – Fraterno Auxílio Cristão e Jornalista.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *