Museu Casa de Portinari promove palestra sobre a história do pintor

Reportagem: Felipe Teruel

Foto: Rubens Guerra / Divulgação Museu Casa de Portinari

Candido Portinari foi um dos maiores expoentes brasileiros nas artes plásticas. O artista levou o nome do país para todo o mundo. Para destacar a importância do pintor no cenário cultural, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari em Brodowski (SP), realiza, no dia 23 de janeiro, às 19 horas,  a palestra “A História do Brasil nos Painéis de Portinari”, ministrada pelo professor doutor Percival Tirapeli. A entrada é gratuita.

Na ocasião, Tirapeli, artista plástico, pesquisador, mestre e doutor em Artes pela ECA/USP e professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp/São Paulo (Universidade Estadual Paulista), abordará a importância do trabalho do pintor brodowskiano na memória do país.

“O Museu Casa de Portinari tem como missão preservar e divulgar a obra do artista e, neste sentido, o trabalho de pesquisa é imprescindível para compreender não apenas o contexto histórico em que o artista viveu como, também, o período em que essas obras foram produzidas e os temas abordados. A pesquisa é a principal ferramenta de conhecimento da humanidade”, explica Cristiane Maria Patrici, gerente da instituição.

 

Marquem na Agenda, Dia 23 de janeiro (quarta-feira), às 19 horas
Museu Casa de Portinari fica na Praça Candido Portinari, n°298 – Centro – Brodowski/SP

Entrada é Gratuita

 

Fonte: Pixxis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *