Museu Casa de Portinari participa da 15ª Primavera dos Museus

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari,  participa, de 20 a 26 de setembro, da 15ª Primavera dos Museus. O tema Museus: perdas e recomeços, propõe reflexões sobre os desafios vivenciados pelos espaços culturais devido à pandemia, e no poder que essas instituições têm em ressignificar histórias e transformar as perdas em recomeços, tornando-se ambientes de acolhimento.

Presencial na Sociedade Recreativa 22 de Agosto, em Brodowski

As atrações foram divididas em atividades presenciais e virtuais. A programação do evento inicia com a exposição “A Poética dos Resíduos – Experiências Visuais entre a Ética e a Estética”, do artista visual André Costa. Na mostra, realizada na Sociedade Recreativa 22 de Agosto, em Brodowski, o artista expõe obras criadas a partir de resíduos. Ficará disponível até o dia 15/10, de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Além disso, como atividades que complementam a exposição e compõem a programação, o Museu Casa de Portinari realiza oficinas, bate-papos e a exibição do documentário “Fragmentos Visuais”, que destacam a semana. Todas as ações serão no mesmo ambiente, na Recreativa 22 de Agosto, e ministradas pelo artista André Costa.

Na próxima sexta-feira (24), acontecerá a Oficina de Sensibilização – “Do resíduo industrial à poética visual”. A ação abordará a forma de trabalhar do artista André Costa a partir do reaproveitamento de resíduos. Será das 9h às 10h30 e, também, nos dias 01 e 08/10, nos mesmos horários.

Iniciando, ainda, a Performance “Desvendamento do Processo Criativo – Evidenciando a Evolução da Estética Visual”, o artista plástico André Costa apresentará o método de criação de suas obras. A ação será das 13h às 15h, nos dias 24 e 27 a 07/10.

Já no sábado (25), o artista propõe um bate-papo para falar sobre a criação de projetos culturais: captação de projetos com Lei de Incentivo à Cultura, captação de verbas, entre diversos assuntos sobre a temática, das 9h30 às 11h30. Também será exibido o documentário “Fragmentos Visuais”, com roteiro de Evandro Carlos Nicolau e direção de André Costa.

Foto: Divulgação / Museu Casa de Portinari

Pelas mídias sociais da instituição

As mídias sociais não ficarão de fora. No sábado (25), às 10h, o conteúdo do Pela Janela apresentará o tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), abordado na 15ª Primavera dos Museus.

 

No Museu Casa de Portinari

E para finalizar a programação da 15ª Primavera dos Museus, no domingo (26), acontecerá uma roda de conversa com Luis Claudio S. Pereira, autor do livro “América Latina 2051”, das 11h às 12h30, no Museu Casa de Portinari.

 

Programação de setembro

A agenda do mês não para por aí. Na sexta-feira (24), às 8h, a instituição realizará uma leitura de cordel na praça em frente ao museu. Contextos sobre os engenhos de açúcar e da migração nordestina no estado de São Paulo serão os destaques da atração.

Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras até às 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais @museucasadeportinari

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *