Ministério da Saúde reforça importância da vacina de febre amarela

O Ministério da Saúde faz um alerta sobre a febre amarela e ressalta a importância da vacinação contra a doença. Postos de saúde de todo o Brasil oferecem de forma gratuita a vacina. Podem receber a dose pessoas acima de nove meses a 59 anos de idade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 2017 o esquema vacinal é de apenas uma dose.

O Ministério da Saúde ressaltou ainda que 15% das pessoas que contraem a febre amarela podem desenvolver a doença de forma grave, podendo causar sequelas, como  insuficiência renal e hepática.

Em casos de sintomas como febre, calafrios, dores constantes na cabeça, corpo, costas, náuseas e vômitos a orientação é que busque acompanhamento e orientação médica, já que esses são os principais sintomas de febre amarela.

O Ministério da Saúde ainda faz um alerta: macacos não transmitem febre amarela. De acordo com dados da pasta, de julho de 2021 a maio de 2022, apenas quatro casos de pessoas com a doença foram confirmados, provavelmente nos estados do Pará e do Tocantins. A pasta recebeu 1.093 suspeitas de ocorrências em animais, e 25 delas foram confirmadas em laboratório.

Mãe de primeira viagem, Michelle Rodrigues é cuidadosa com a filha Aisha, de 7 meses. O cartão de vacinação da menina é impecável, todas as vacinas em dia, e a mãe não vê a hora de imunizar a menina contra a febre amarela. Enquanto isso ela segue medidas de segurança para proteger a filha.

“Todos os dias eu passo repelente e deixo ligadinho o negócio, eu passo pq eu morro de medo dela pegar dengue, principalmente, febre amarela então, Deus é mais, se ela estiver pelo menos imunizada contra febre amarela, me deixa mais aliviada”, comenta.

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *