Mais de 50 mil voluntários devem participar da limpeza de praias no Rio

Mais de 50 mil voluntários devem participar da limpeza de praias do Rio de Janeiro hoje (20), Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Desde cedo, na orla de Copacabana, pessoas catam guimbas de cigarro, canudos de plástico e outros pequenos resíduos sólidos.

A chilena Maria Ignez Gonzales, 28 anos, que está de férias na cidade, foi tomar um banho de mar e resolveu colaborar. “Encontrei mais tampas de garrafa e papel de embalagem,” disse. “A ideia é muito boa porque lembra que a responsabilidade de se manter as praias limpas é de todos nós. Fico feliz em poder ajudar”, destacou a turista.

A mobilização ocorre em todo litoral fluminense. Na capital, além de Copacabana, a limpeza também está sendo feita nas praias Vermelha, de Ipanema, da Barra da Tijuca, do Recreio, Macumba, Prainha, Ilha de Paquetá e da Ilha do Governador. No interior, o Dia da Limpeza mobilizou voluntários em Cabo Frio, Mangaratiba, Niterói, Angra dos Reis, Paraty e Campos.

O representante do Instituto Aqualung, que organiza o evento no estado, Hildon Carrapito, explicou que esse tipo de limpeza é extremamente importante, sobretudo para os animais marinhos, que podem se asfixiar com o lixo.

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade, outra iniciativa reuniu cerca de 150 trabalhadores de 14 empresas do setor de serviços que coletavam lixo, limpavam vias e separavam o lixo coletado, que será entregue a entidades locais de reciclagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *