Jogos Inclusivos Carioca reúnem mais de dois mil alunos no Parque Olímpico

A parceria entre Olimpíadas Especiais Brasil – organização internacional com 35 anos no Brasil, promovendo o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte – e Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro vem rendendo bons frutos. O mais recente são os Jogos Inclusivos Carioca, a ser realizado nas quadras do Velódromo, dentro do Parque Olímpico, no dia 20 de outubro.

O evento reunirá alunos de 70 escolas municipais aprendendo sobre inclusão por meio do esporte com a metodologia da OEB (Olimpíadas Especiais Brasil).

Divididas em dois turnos (manhã e tarde), os mais de dois mil alunos praticarão atividades ligadas à futsal, basquete 3×3, atletismo, bocha e aos programas das Olimpíadas Especiais Brasil, como Atletas Jovens – promove a iniciação de crianças com deficiência intelectual no esporte – e; MATP (Programa de Atividade Motora Adaptada) – desenvolvido para adaptar as atividades à pessoas com deficiência intelectual severa.

 

O evento no Parque Olímpico será a terceira fase dos Jogos Inclusivos Carioca, antes disso, os profissionais das escolas da rede municipal de ensino, sobretudo, os profissionais de educação física passaram por uma formação com nove cursos, desenvolvidos pela SMERJ e OEB. Após passarem pela carga mínima dos cursos, 107 escolas avançaram para o segundo momento, no qual deveriam proporcionar atividades físicas aos alunos tendo como norte a metodologia das Olímpiadas Especiais Brasil, que inclusive distribuiu medalhas para serem distribuídas aos alunos.

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano.

O programa é conduzido por voluntários e por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.

 

 

Fonte:  coletivacomunicacao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *