Galeria virtual aproxima artistas e apreciadores de artes visuais

Reportagem: Andrea Berzotti –  Repórter Especial  Verbo Nostro Comunicação

Vetor: Freepik.com
Vetor: Freepik.com

Os artistas de Ribeirãopretanos, Adriana Amaral e Daré criaram uma plataforma de autogestão : a Plano A, que possui, como estratégia de ação, uma galeria virtual intercalada com ações físicas temporárias. Na galeria, acessada por meio do endereço eletrônico:http://www.galeriaplano-a.com/ estão reunidos resultados de exposições, intervenções urbanas, participações em feiras, eventos comunitários e  institucionais, entre outras produções.

A galeria possibilita ainda uma ágil integração com o público internauta. Quem se interessa por uma tela, foto ou instalação pode manter contato com os artistas por meio de aplicativos, redes sociais e e-mail, o que facilita a negociação das obras.

A ideia é provocar a vivência da arte no meio online e também estimular a aquisição por e-commerce, já que o grande atrativo da galeria é sua presença permanente na internet – Na visão de Adriana e Daré, a galeria transforma-se numa ferramenta de comunicação com o mundo estendido da arte e o registro de suas manifestações no tempo.

 

A Arte não tem Fronteiras!

A facilidade de acessos e a possibilidade de apresentar a sua arte para diferentes públicos motivou os dois artistas na criação da galeria virtual Plano A. Segundo Adriana Amaral, hoje, com todas essas tecnologias ao alcance, nada mais prático do que poder visitar uma grande quantidade de obras de um determinado artista online.

“Nós [Eu e Daré] sempre conversamos sobre a necessidade de uma maior circulação de nossas obras e aproveitamos o tempo que já utilizamos com o trabalho no computador e na internet para efetivarmos a montagem da galeria”, complementa a artista visual.

Quem acessa a Plano A se depara com uma exposição virtual de 40 obras da dupla Amaral/Daré, além de outros 18 trabalhos que foram denominados de múltiplos – “essas peças ou instalações possuem tiragens maiores e preços mais acessíveis ao público internauta”, complementa Daré.

O artista plástico explica que a intenção é agregar novos artistas ao espaço, de forma gradativa. “A Plano A tem como meta colaborar na inserção de artistas e na circulação de suas obras no sistema da arte”. Daré complementa que as estratégias da galeria centram-se na divulgação e venda no mercado de arte estabelecido (sejam pessoas físicas ou jurídicas) e a busca de novos públicos por meio de parcerias com iniciativas particulares ou instituições afins.

A proposta é que, em breve, mais artistas ocupem parte do espaço virtual da galeria. Os dois artistas estão testando a ferramenta e promovendo a princípio o seu trabalho, mas a intenção é que ela cresça e divulgue a produção de outros artistas em conjunto. Seguindo este objetivo, no próximo mês de agosto, a Plano A promoverá uma exposição de pequenos formatos de artistas convidados. Mais informações na galeria online:  http://www.galeriaplano-a.com/

 

Fonte:Verbo Nostro Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *