Feira do Livro Começa a Todo Vapor!

Reportagem: Luciana Grili / Verbo Nostro

Ignácio de Loyola Brandão Foto: Rafael Viana
Ignácio de Loyola Brandão
Foto: Rafael Viana

Nesta segunda-feira (5) a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz uma programação repleta de grandes nomes da literatura brasileira. O segundo dia do evento abre a Conferência Internacional de Literatura e Educação com o educador português António Nóvoa, às 19h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II. A atividade contará com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (Suíça) e doutor em História pela Universidade de Paris-Sorbonne (França), António Nóvoa possui importantes trabalhos relacionados à história da educação, profissão docente e políticas educativas. As conferências internacionais acontecem a partir desta segunda e vão até sexta-feira (9), sempre às 19h30 e vão reunir grandes autores e pensadores do cenário mundial de educação e literatura. “Teremos na Conferência profissionais que carregam em si uma história de transformação. Eles fazem da informação, vivência e, desta, conhecimento que, imediatamente propagam em salas e auditórios, por meio dos livros ou da palavra dita”, comenta a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva (uma das curadoras da feira).

Combinando Palavras

O projeto Combinando Palavras, promovido pela Fundação do Livro e Leitura com apoio do Sesc e Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, também inicia os encontros entre estudantes e autores neste segundo dia, a partir das 8h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II. O primeiro autor a se encontrar com os estudantes é Ignácio de Loyola Brandão. A expectativa é que nos próximos dias a feira envolva cerca de 8.800 estudantes para essa interação com os escritores. Os encontros acontecem até o dia 9 (sexta-feira).

Para Adriana Silva, este projeto coroa uma importante transição da Fundação do Livro e Leitura. A presidente explica que durante algum tempo a entidade trabalhou com o objetivo da difusão da literatura, o que na opinião dela é muito importante, “mas este projeto nos coloca em um outro cenário, o da formação, que é extremamente necessário. Este é o projeto que definitivamente fará de Ribeirão Preto uma cidade de leitores. E assim acontecer, seremos modelo”, analisa.

Também participam do Combinando Palavras Ricardo Azevedo, de 5 a 7 de junho, às 14h30; Lya Luft, 6 de junho, Nélida Piñon, 7 de junho; Zuenir Ventura, 8 de junho, e Luis Fernando Verissimo. Com exceção do autor Ricardo Azevedo, todos os encontros serão na Sala Principal do Theatro Pedro II, às 8h30.

Sessão Jabuti e homenageados

Na Sessão Jabuti, que acontece às 10h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II, o convidado é o escritor, filósofo e pedagogo Dermeval Saviani. Idealizador da Pedagogia por ele denominada Histórico-Crítica, o autor defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados. Em 2008 Dermeval Saviani venceu o prêmio Jabuti na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise com o livro “História das ideias pedagógicas no Brasil”.banner-site-feira-transmissao

A autora local homenageada desta edição, Rosa Maria de Britto Cosenza participa de um salão de ideias e sessão de autógrafos no Auditório Meira Júnior, às 14h. Escritora e professora de Língua Portuguesa, Rosa Cosenza sempre esteve ligada aos universos da educação e da literatura. A autora é membro da UBE (União Brasileira de Escritores), da Academia Ribeirãopretana de Letras, da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas, da Academia de Letras, Ciências e Artes, além de fundadora da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto e da ALARJ (Academia de Letras e Artes Joaquinense), de São Joaquim da Barra.

Também integrando o time de homenageados como autor infantojuvenil, Ricardo Azevedo estará presente nesta segunda-feira (5). Autor de muitos livros para crianças e jovens, Ricardo Azevedo ganhou várias vezes o prêmio Jabuti e teve suas obras traduzidas para diversos países como Alemanha, Portugal e México.

O autor Ignácio de Loyola Brandão participa de outro Salão de Ideias, desta vez, aberto à população a partir das 16h30. Em suas vindas à Feira do Livro de Ribeirão Preto, já traduziu o ato de escrever como uma oportunidade do escritor colocar para fora o que traz por dentro. Vencedor de cinco prêmios Jabutis, o escritor e jornalista possui 43 livros publicados entre romances, contos, crônicas, viagens, infantis e infantojuvenis.

Outras atividades do dia

Palestras do Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas de Ribeirão Preto) Local: todas as atividades do Comad acontecerão no Auditório do Sincovarp Atenção: atividade pré-agendada para alunos da rede pública.

9h | Roda de Conversa “Prevenção, combate e conscientização sobre o uso de drogas e substâncias ilícitas” – Dário Teófilo Schezzi

14h | Palestra “Amor Exigente” – Luís Antônio Damasceno

Salão de Ideias Semana da Comunicação Unaerp – Rodrigo Cogo | 10h | Auditório Pedro Paulo da Silva

Relações Públicas pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), é especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atendeu clientes como Goodyear, HP, Mapfre, Embraer, Rhodia, Telefonica, AES e Schincariol. É gerente de desenvolvimento associativo da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Autor de “Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação” e “Comunicação interna volume 7: a força das empresas”.

Salão de Ideias “Ribeirão Preto revisitada” | 10h | Biblioteca Padre Euclides

José Antonio Lages é graduado em História, Filosofia e Pedagogia, mestre em História pela Unesp/Franca e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor aposentado da rede municipal e ex-vereador de Ribeirão Preto, atua hoje como consultor técnico legislativo na Câmara Legislativa do Distrito Federal em Brasilía. Como militante da área do patrimônio cultural e histórico, participou dos Conselhos de Cultura e de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto, além de ter publicado em 1996 o livro “Ribeirão Preto: da Figueira à Barra do Retiro”, fruto de sua pesquisa de mestrado e referência obrigatória na reflexão do processo de povoamento do nordeste paulista.

Salão de Ideias “A educação pode salvar vidas?” | 10h | Centro Cultural Palace – Auditório 1º andar

Osmar Barra é historiador, geógrafo, jornalista e escritor dos livros: “Quanta saudade!”, “O meio ambiente da Antiguidade aos nossos dias”, “A trilha dos desbravadores pioneiros do Brasil” e “Santos Dumont – cientista, inventor e gênio”. Elisângela Alves Gusmão Doroteu é graduada em Letras pela Universidade da Amazônia, atua na área de Linguística, tem mestrado pela Unifran e doutorado pela Unesp/Araraquara. Participou da “Quinta Antologia da CPERP” com os contos “Bebê Vicente em: não vá para muito longe” e “O diálogo dos cães”, além do poema “Sou poeta”. Atualmente, prepara seu primeiro livro “Selfie da alma”. Katia Bossan é psicóloga e analista comportamental. Formada pela Unip, é empreendedora no ramo de treinamento interpessoal de resiliência emocional e fundadora do ISAH (Instituto Sândalo de Aperfeiçoamento Humano).

Apresentação Musical Coral Tom Sobre Tom | 14h | Auditório Pedro Paulo da Silva

Regente: Suzana Samorano Monteiro

Oficina Sesi “Jogos Gigantes – Ludo, Dama e Xadrez” | 14h | Praça Carlos Gomes

Salão de Ideias “Intensos diálogos educacionais” | 14h30 | Auditório Pedro Paulo da Silva

Francisco A. de Moura Duarte é professor titular aposentado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, presidente da Funpec (Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto), membro de diversas associações científicas nacionais e internacionais. Camilo Xavier é professor titular aposentado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. É escritor e poeta, membro das Academias Ribeirãopretana de Letras e Letras e Artes de Ribeirão Preto. Possui oito livros publicados, além de participação em antologias. Heloísa Alves é autora de “No caminho eu conto” e professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa. A professora é também vice-presidente da Casa do Poeta e do Escritor e membro da UEI (União dos Escritores Independentes de Ribeirão Preto). Alberto Gonçalves é empresário, engenheiro civil, escritor e membro da Academia Ribeirãopretana de Letras. O autor escreveu, dentre outros livros, “Delmiro Gouveia: era uma vez no sertão” e “A mente de Deus: uma viagem pelo universo quântico”. Cezar Augusto Batista é formado em Ciências Econômicas, Matemática e Direito e pós-graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Possui dez livros publicados e participou de cinco antologias. O autor ocupa uma cadeira da Academia Ribeirãopretana de Letras.

Encontro de Professores com a Literatura “Criança e adolescente em foco: dialogando com profissionais e cuidadores” – Senac | 15h | Biblioteca Padre Euclides

O encontro será mediado por Jurandir Santos, psicólogo, mestre em Educação e doutorando em Psicologia da Saúde. Autor das obras: “Educação profissional & práticas de avaliação”, “Educação – desafios da atualidade” e “Criança e adolescente em foco: dialogando com profissionais e cuidadores”. É também diretor educacional do Senac São Bernardo do Campo e fundador do Geapavi (Grupo de Estudos e Ações para a Paz e não Violência). O objetivo principal do evento é discutir e conscientizar os participantes sobre as condições de violência que envolvem crianças e adolescentes.

Lançamento e Sessão de Autógrafos “Palace Hotel: Café, Poder e Política em Ribeirão Preto” | 17h | Auditório Pedro Paulo da Silva

O livro traz um histórico do Centro Cultural Palace de Ribeirão Preto, desde sua construção. Aborda informações técnicas sobre o prédio e descreve a passagem do hotel a centro cultural, relatando o processo de restauro. A obra é do jornalista de Angola, José Manuel Dias Lourenço. Formado em Ciências Sociais, com especialização em Ciência Política pela Unicamp, foi coautor do livro “Grama – a biografia de Magalhães Teixeira”. É editor- assistente do jornal A Cidade de Ribeirão Preto. Também trabalhou como jornalista na Folha de São Paulo e Diário do Povo (Campinas) e em de diversos órgãos de comunicação em Portugal.

Salão de Ideias “Direito à Inclusão Escolar na Rede Regular de Ensino” | 19h | OAB

Tatiana Takeda é advogada, membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/GO. Coordena a Subcomissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo. É professora da PUC Goiás e da pós-graduação da Infoco. Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento e especialista em outras áreas do Direito.

Salão de Ideias com Rita Mourão | 19h30 | Auditório Pedro Paulo da Silva

Poeta, cronista e contista premiada em Ribeirão Preto e em concursos estaduais e nacionais. Desde muito cedo, Rita Mourão aprendeu a gostar de grandes escritores e poetas. Aos 56 anos voltou a frequentar a escola, no Centro Supletivo Cecília Dutra Caran e, logo após, cursou o Magistério na escola Estadual Otoniel Mota. Formou-se aos 60 anos de idade. Por vários anos fez parte do Grupo Flamboyant, dirigido pela escritora Ely Vieitez Lisboa. Foi neste grupo que desenvolveu suas aptidões literárias. É autora de cinco livros de poemas, sendo que o último foi vencedor, em 2010, do Prêmio “Literatura nas Grandes Empresas.” Em maio de 2014 lançou seu quinto livro: “E a palavra habitou em mim”. É membro da ARL (Academia Ribeirãopretana de Letras), da UBE (União Brasileira de Escritores), da Academia Ribeirãopretana de Educação, da União Brasileira de Trovadores e de outras agremiações literárias.

Obs. Programação exclusiva com agendamento de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Sarau Fernando Pessoa – Participação de alunos do Curso de Letras da Barão de Mauá | 19h30 | Jardim da Biblioteca Altino Arantes

Sarau artístico-literário promovido pelos alunos de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá, juntamente com seus professores e a coordenação do curso. O evento, que homenageia o escritor Fernando Pessoa, conta com encenações, declamações e apresentações musicais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *