FAC não Fechou!

Há boatos de que o FAC fechou! É mentira! O FAC reestruturou o Núcleo Dom Hélder Câmara, na Rua Barão do Amazonas, 881 no Centro de Ribeirão Preto por força de lei. Não é mais tipificado para acolher somente “Pessoas em situação de Rua”, mas qualquer PESSOA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE!

 

fac-fraterno-auxilio

O Projeto Coletivo Coca-Cola que formou mais de 1.200 adolescentes e jovens no Parque Ribeirão Preto, decidiu instalar-se nas dependências do Núcleo Dom Hélder, onde já atendemos Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, envolvendo as FAMÍLIAS! O Núcleo Dom Bosco funciona com maior capacidade de acolher crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, envolvendo mais as FamíliasObservando a nova resolução do Ministério do Desenvolvimento Social de 13 de Maio de 2014, o FAC se ocupa com o fortalecimento de vínculos através de Grupos Sócio-educativos coordenados pela Psicóloga Elaine Codinhoto, através do trabalho assistencial dos Estagiários do Curso de Direito da USP, através da Capacitação para o Mercado de Trabalho do próprio Projeto Coletivo Coca-Cola, entre outros que já estão sendo organizados com a ADESG – Escola Superior de Guerra, através de seu Presidente Regional Fabiano Guimarães.  O FAC não é meramente assistencialista, mas tem o objetivo de resgatar a dignidade de cada pessoa que o procura e dele necessitaNosso objetivo é encaminhar, inserir, devolver à Família e à Sociedade qualquer pessoa que se encontre em situação vulnerável. 

 

É importante ressaltar que isso foi acordado entre a Presidência do FAC com a Secretária Municipal da Assistência Social, Maria Sodré! Estamos com nossa Assistente Social Mônica Aparecida Sóstena gravemente enferma, e que foi substituída pela Assistente Social Flávia Marques Lisboa Roque para atender nossos dois Núcleos de Solidariedade: o Dom Bosco e o Dom Hélder!

 

Concluo afirmando que o FAC não fechou, mas está de portas abertas para quem dele precisar, sempre em concordância com a Secretaria Municipal da Assistência Social, que enviou as Assessoras da Secretária Maria Sodré, para tomar conhecimento de nossa atuação. Sempre procuramos seguir as orientações da Secretaria, sem jamais perder nossa identidade pessoal. Somos uma Entidade de personalidade jurídica que segue as leis e orientações da Secretaria da Assistência Social, porém somos antes de tudo uma Entidade nascida no coração de nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto.

 

Enfim, seguimos as normas legais, temperadas com nosso espírito evangélico e eclesial, porque antes de sermos Entidade Pública, somos uma “Igreja em Saída… em busca das periferias existenciais”, conforme o desejo do Papa Francisco. Mesmo sendo uma Entidade nascida na Igreja Católica, não fazemos discriminação e nem acepção de pessoas: todas as pessoas em situação de vulnerabilidade são acolhidas com profundo amor a Deus através dos mesmos! 

 

Continuamos precisando da ajuda de todos, que possam partilhar de sua pobreza para mantermos nossos Projetos em favor dos mais surrados pela vida, nos quais rostos lemos a face do próprio Cristo sofredor! Basta fazer-nos uma visita! A Coordenadora Geral do FAC, ANA CLÁUDIA ABE, acolherá a todos e mostrará que no momento necessitamos reformar o telhado, trocar rufos e calhas do Núcleo Dom Hélder Câmara, reforma esta orçada em mais de 25 mil reais. Nossa Conta Bancária aguarda sua generosa partilha que certamente será recompensada pelo Criador!

 

Banco do Brasil

Agência 4242-0

Conta Corrente 20029-8

CNPJ 56.019.813/0001-88

 

Por Pe. Gilberto Kasper
[email protected]

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente na Associação Faculdade de Ribeirão Preto do Grupo da UNIESP,

Pe. Gilberto Kasper - Foto : Divulgação / k2 Imagens
Pe. Gilberto Kasper – Foto : Divulgação / k2 Imagens

Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio,

Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Presidente do FAC – Fraterno Auxílio Cristão e Jornalista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *