FAC – Fraterno Auxílio Cristão da Cidade de Ribeirão Preto

CONSTRUINDO UM NOVO AMANHÃ!

 

fac-fraterno-auxilio O FAC – Fraterno Auxílio Cristão da Cidade de Ribeirão Preto foi fundado no dia 15 de Janeiro de 1957, pela Arquidiocese de Ribeirão Preto, inicialmente apenas com atividades assistencialistas, porém, diante do crescimento do trabalho e das necessidades das famílias atendidas, percebeu-se a obrigatoriedade de desenvolver um trabalho emancipatório e inclusivo das ações desenvolvidas pela entidade. Assim, o FAC organizou-se como sendo uma sociedade civil de direitos privados, sem fins econômicos e tendo por finalidade: “Promover a pessoa humana e abrir a possibilidade de recuperação de sua dignidade, independentemente de cultura ou religião, por meio de ações de solidariedade, de fraternidade, de enfrentamento e superação à miséria e à fome, de recuperação e preservação do vínculo familiar” (cf. Artigo 2º do Estatuto da Entidade).

No ano de 2003 o Núcleo de Solidariedade Dom Hélder Câmara abriu suas portas e estando localizado na região central do município, Rua Barão do Amazonas, 881, teve como foco atendimento às pessoas que se encontram em situação de rua.

Atendendo as orientações da Política Nacional de Assistência Social e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistencialistas a partir de 1º de Janeiro de 2015, o serviço que se organizava como Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, dentro da Proteção Social Especial – Média Complexidade, passou a orientar-se dentro da Proteção Social Básica – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens e Adultos na faixa etária de 18 a 59 anos, conforme Resolução CNAS nº 13, de 13 de Maio de 2014.

Seguindo as orientações da nova Tipificação, o Núcleo de Solidariedade Dom Hélder Câmara passa a direcionar seu trabalho para o desenvolvimento, sociabilidade e fortalecimento dos vínculos interpessoais e familiares dos assistidos encaminhados pela Secretaria da Assistência Social, na perspectiva de que oportunizem a construção de novos projetos de vida, Construindo um novo Amanhã!

Para desenvolver as atividades inerentes à nova Tipificação, o Núcleo de Solidariedade Dom Hélder Câmara se reorganiza, capacitando seu quadro de funcionários, motivo pelo qual trabalha internamente e no momento não acolhendo Pessoas em Situação de Rua. Com a crise econômica pela qual passa o País, o valor de R$ 2.400,00 mensais repassado pelo Município é insuficiente para qualificar nossas atividades. Tanto a Folha de Pagamentos, como os Encargos Sociais se aproximam dos R$ 30.000,00 mensais. Mesmo assim nossos Profissionais são mal remunerados. Há grande generosidade na doação de alimentos e vestuário.

Mas o FAC necessita da ajuda de todos para honrar compromissos que só se pagam em espécie. Para isso contamos com a sensibilidade de toda a sociedade.

 

 

Quem puder colaborar com qualquer quantia, poderá fazer seu depósito em nome do

Fraterno Auxílio Cristão

Banco do Brasil – Agência 4242-0

Conta Corrente: 20029-8

 

 

 Pe. Gilberto Kasper

[email protected]

 

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente na Associação Faculdade de Ribeirão Preto do Grupo da UNIESP, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Presidente do FAC – Fraterno Auxílio Cristão e Jornalista.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *