Exposição ‘Viagem à Itália’ apresenta desenhos de Ubirajara Júnior na Casa da Memória Italiana em Ribeirão

casa-da-memoria-italiana
Foto: Rafael Viana

Planejar, pesquisar, arrumar a mala e embarcar numa viagem à Itália. Essa é a proposta da exposição que a Casa da Memória Italiana inaugura em 21 de fevereiro (terça-feira), às 19h, em comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano. A mostra “Viagem à Itália” fará com que o visitante passeie por meio dos desenhos de monumentos, edifícios históricos e paisagens italianas criados pelo artista plástico ribeirão-pretano Ubirajara Júnior.

A montagem contará com cerca de 30 desenhos, produzidos entre 1999 a 2006. O artista relembra sua visita à Itália e com aos materiais estarão documentos e objetos do acervo da Casa da Memória Italiana com o objetivo de instigar novas recordações nos participantes, uma vez que para o artista: “uma viagem lembrada é outra viagem viajada”.

O material é resultado de uma pesquisa sobre a produção artística de Ubirajara Júnior realizada pelas curadoras Alice Registro Fonseca e Yolanda Cipriano, iniciada em 2014 para a mostra “Identidade – Ubirajara Júnior”, no Ateliê Heloisa Junqueira. A montagem na época destacou as diferentes séries de pinturas, desenhos e aquarelas do artista que completava 25 anos de produção naquele momento.

De acordo com Alice Registro, gestora executiva da Casa da Memória Italiana, o estudo estendeu-se e culminou nesta exposição. “O material revela um conjunto de obras em que o artista revive sua experiência de viajar pela Itália, através de desenhos desenvolvidos à nanquim e aguada sobre papel, com linhas expressivas, sem esboço inicial. A oportunidade de apresentar o trabalho desse talentoso artista em uma data tão simbólica para nós é realmente um presente para o público ribeirão-pretano, seja de descendência italiana ou não”, explica.

Participação do público

Da câmera fotográfica ao celular, do retrato impresso em papel fotográfico a selfie instantânea digital, a Casa da Memória Italiana criará uma mostra virtual com fotos enviadas pelo público de registros de momentos, olhares e pessoas na paisagem da Itália. Para participar da exposição “Minha viagem à Itália é preciso fazer uma visita-guiada e depois enviar sua fotografia para o e-mail da instituição ([email protected]com).

Serviço:

Exposição: Viagem à Itália – Desenhos de Ubirajara Júnior na Casa da Memória Italiana
Abertura: dia 21/2/2017, às 19h
Período: de 23/2 a 29/4/2017
Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, nº 776, Ribeirão Preto/SP)
Visitas-guiadas: terças e quintas-feiras às 15h e aos sábados às 10h

*Não é necessário agendamento, basta comparecer próximo ao horário. Grupos com mais de 10 pessoas precisam de agendamento prévio.

Entrada: gratuita
Informações: (16) 3625-0692 ou [email protected]com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *