
O Carnaval chegou e trouxe com ele a animação comum do período. É tempo de pular, se divertir e correr atrás dos trios, bloquinhos e bailes pelo Brasil. Mas, aguentar os cinco dias de folia requer muita energia. Na hora da diversão o corpo pode até não sentir, mas no dia seguinte as dores na lombar, joelhos e pés costumam visitar os foliões.
Segundo Médico Dr. Carlos Henrique Abdenur especialista ortopedia, as dores lombares, nos joelhos e pés são comuns durante o Carnaval e podem ser causadas por fatores como a falta de alongamento, preparo físico e uso de calçados inadequados.
“Nem todo folião tem o preparo físico de um esportista. E, por isso, podem aparecer dores inesperadas”, diz o médico.
A recomendação, segundo o ortopedista, é fazer exercícios regularmente e controlar a alimentação. “E, antes de cair na folia, é fundamental se alongar e beber bastante água“, reforça Abdenur.
Outra dica valiosa é com relação ao calçado, que deve ser confortável e preferencialmente, fechado. “Como a pessoa fica muito tempo em pé, o ideal é que evite calçados novos. Ele deve usar aquele que sabe que é confortável”, afirma Abdenur
Dr. Carlos Henrique Abdenur
coordenador da equipe de ortopedia
Hospital São Francisco