Equipe de Atletismo Paralímpico de Ribeirão conquista 12 medalhas no Circuito Caixa

Reportagem: Francisco Silva

Vetor: Freepik

No último fim de semana, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a equipe de Atletismo Paralímpico da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto disputou a etapa regional de São Paulo do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista, e voltou com 12 medalhas, sendo nove de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Com seis atletas na equipe, Ribeirão Preto participou da maior fase regional já realizada, com quase 500 competidores (corredores, arremessadores e lançadores), mostrando como o esporte paralímpico está crescendo na cidade e vai refletir nos resultados dos Jogos Regionais e Abertos deste ano.

A técnica da equipe de Ribeirão Preto, Marisa Belisário, avaliou positivamente a participação dos atletas. “Tivemos uma competição muito bem disputada, com os resultados alcançados dentro do que esperávamos, mas podemos e vamos melhorar nossas marcas com a intensificação dos treinos”, afirmou.

O destaque da equipe foi a atleta Giovana Gabriela de Lima Barbosa, que conquistou a medalha de ouro e bateu o record brasileiro nos 100 metros Petra Race Running, credenciando-se a conseguir uma vaga para disputar o Campeonato Mundial de Jovens, na Suíça, em julho deste ano, além da medalha de ouro no lançamento Club.

Outro destaque foi a atleta Jessica Rodrigues, com a conquista da medalha de ouro nos 100, 200 e 400 metros, obtendo índice para o Campeonato Brasileiro.

Os outros atletas da equipe foram Mauriceia Pires, medalha de ouro no Lançamento do Dardo e prata no Arremesso do Peso e Lançamento do Disco; Matheus Lenine, medalha de ouro no Lançamento do Disco, Lançamento do Dardo e Arremesso do Peso; José Eduardo Carneiro, medalha de bronze no Lançamento do Dardo e quarto colocado no Lançamento do Disco e Arremesso do Peso; e Vilson Lemos, sétimo colocado no Arremesso do Peso e oitavo no Lançamento do Disco e Lançamento do Dardo.

“Minha participação foi muito importante, pois estou voltando às competições e sei que posso melhorar meus resultados ainda mais. Vou continuar treinando para trazer excelentes resultados e deixar todos orgulhosos de mim”, disse a atleta Jessica Rodrigues.

Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) garantem participação nas etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, reunindo os melhores do ano.

O Circuito

O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo CPB e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação.

Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *