Em Ribeirão Preto Casa da Memória Italiana apresenta sua programação de agosto

Foto: Divulgação Casa da Memória Italiana

Exibição de filmes, palestras e visitas mediadas estão na agenda gratuita do espaço cultural

Com o objetivo de atender a comunidade interessada na cultura italiana e no cotidiano doméstico, arquitetônico e decorativo da edificação da década de 1920, a Casa da Memória Italiana, em parceria com o Ministério da Cidadania, está com uma agenda repleta de atividades em agosto. Serão duas exibições do Cine Memória Itália, uma palestra e visitas mediadas agendadas.

As sessões de filmes italianos terão como referência dois longas-metragens estrelados por Marcello Mastroianni na década de 1970. Os encontros cinematográficos serão acompanhados por bate-papos mediados por Fernanda Stucchi e Fernando Trotta, além de pipoca e guaraná. A primeira apresentação será em 15 de agosto, às 19h30, com a obra “Ciúme à Italiana”, dirigido por Ettore Scola. A comédia é um caricato sobre relações amorosas e narra histórias escancaradas de paixões e ciúmes.

Já o segundo longa será “Esposamante”, que conta uma história engraçada em torno da mudança de comportamento de uma mulher diante do marido dado como morto após um suposto assassinado. Ele se esconde na casa de um amigo em frente a sua e acompanha as transformações e libertação da esposa. Dirigido por Marco Vicario, o filme é uma produção expressiva e conceitualmente feminista. A apresentação será em 29 de agosto, às 19h30.

Outra atividade rica sobre o universo italiano será a palestra “Cammino Inverso”, uma proposta de Andanza Roteiros Personalizados e Perti Personal Travel. A ação será no dia 22, às 19h, e falará sobre um roteiro de viagem à Itália com sentido inverso da história dos antepassados imigrantes. Esse evento contará com a participação do sociólogo e genealogista Daniel Taddone, Presidente do COM.IT.ES (Comitês de italianos no Exterior -circunscrição de Recife). Para participar é preciso confirmar a presença pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (16) 3625-0692.

Em agosto, as visitas mediadas à Casa da Memória Italiana continuam às quintas-feiras, às 15h, aos sábados, às 10h, e no domingo (18), às 10h. Escolas e grupos com até 40 pessoas podem agendar os passeios guiados para as terças à tarde ou às sextas-feiras no período da manhã.

 

Confira a Programação Completa Abaixo:

Cine Memória Itália – Ciúme à italiana
Data: 15 de agosto
Horário: quinta-feira, às 19h30

 

Cine Memória Itália – Esposamante
Data: 29 de agosto
Horário: quinta-feira, às 19h30

 

Palestra – “Cammino Inverso”
Data: 22 de agosto
Horário: quinta-feira, às 19h

Para Mais Informações Ligue (16) 3625-0692

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *