Dicas de Alimentação e hidratação para este Verão

Reportagem: Sérgio Nogueira / Edição: Rafael Viana

Foto: Rafael Viana

O verão chegou, as temperaturas subiram e o sol está mais forte. Diante disso, podemos ajudar nosso organismo a se proteger com alguns pequenos cuidados com a alimentação. Ana Carolina Rangel Port, professora do curso de

Ana Carolina Rangel Port
Foto: Divulgação

Nutrição da Estácio Ribeirão, dá algumas dicas de nutrientes muito importantes que podem ajudar a manter o organismo protegido e saudável.

 

 

 

As Vitaminas mais importantes que devemos ter neste verão

Vitamina A
A vitamina A é essencial na proteção da pele e mucosas respiratórias que costumam ficar mais ressecadas com o calor, então investir nas fontes de vitamina A que podem ser os vegetais como a couve, cenoura ou as abóboras amarelas/alaranjadas, ou ainda frutas como a manga, o mamão e o damasco podem ser uma ótima opção para auxiliar na proteção contra o calor e os raios solares, inclusive porque estes vegetais são fontes também de carotenoides antioxidantes que auxiliam na fotoproteção.

Vitamina E
A vitamina E é uma das vitaminas que atuam como antioxidantes em nosso organismo, protegendo as membranas das células. A vitamina E também é muito importante para o sistema imune. São fontes de vitamina E as castanhas e oleaginosas como amêndoas, amendoim, semente de girassol e até mesmo os azeites.

Vitamina C
A vitamina C também atua como antioxidante em nosso organismo mas além disso é importantíssima para a formação do colágeno que faz parte da nossa pele e cabelo. As frutas cítricas como laranja e limão, a acerola e a goiaba são ótimas fontes de vitamina C.

Selênio e Zinco
Estes dois minerais são importantíssimo para nossa imunidade e que possuem alto poder antioxidante, e por isso são importantes no verão já que os raios solares e o calor aumentam as necessidades antioxidantes. O selênio está presente nas oleaginosas principalmente a castanha-do-pará e também em alguns peixes como o salmão. Já o zinco está presente nas carnes vermelhas e também nas leguminosas como os feijões e a lentilha.

Além destes nutrientes é importante manter-se atento à hidratação. No verão perdemos muita água pelo suor e por uma parte de água em forma de vapor que nosso organismo libera na tentativa de se resfriar pelo calor excessivo. Por isso tome muita água e se optar por sucos, prefira os naturais sem adição de açúcar.

 

 

 

 

Fonte: Agência Conceito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *