Dia “D” de vacinação contra sarampo e poliomielite em Ribeirão

Reportagem: Helio Lazaro de Almeida

Foto:José Cruz/Agência Brasil
Foto:José Cruz/Agência Brasil

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou os números parciais da campanha de vacinação contra o Sarampo (com a vacina tríplice viral que protege contra a doença, Caxumba e Rubéola – SCR) e Poliomielite. A vacinação aconteceu no último sábado, dia 4 de agosto, para crianças de um ano a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

A data também marcou o Dia “D” de Mobilização Nacional contra as doenças. O segundo Dia “D” da campanha acontece no próximo dia 18. A campanha vai até 31 de agosto.

De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira, 06 de agosto, foram vacinadas 4.207 crianças contra poliomielite, 812 crianças com um ano de idade, 1.184 com dois anos, 1.270 com três anos e 941 com até quatro anos de idade.

Já com a vacina tríplice viral, foram imunizadas 4.149 crianças na faixa etária prevista na campanha, sendo 771 com um ano de idade, 1.182 com dois anos, 1.260 com três anos e 936 com quatro anos.

A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 95% do público-alvo, composto por 30.108 crianças.

“Pedimos aos pais e responsáveis que reservem um tempo para levarem seus filhos aos postos de saúde até o fim da campanha, para evitar problemas mais graves no futuro”, alerta a coordenadora do programa de Imunização de Ribeirão Preto, Mayra Fernanda de Oliveira.

Apesar de a vacina contra o sarampo estar disponível na rede pública e a cobertura vacinal na cidade ser muito grande, o secretário da Saúde alerta a população para procurar as salas de vacinação.

“As pessoas entram e saem da cidade e a maior preocupação que devemos ter é levar as crianças para serem vacinadas. Precisamos conscientizar, insistir aos pais que levem seus filhos para se imunizarem e atualizarem suas carteiras de vacinação para mantermos a cobertura vacinal e não corrermos risco”, orienta Sandro Scarpelini.

 

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *