Deu Zika! Saiba mais sobre O Zika Virus que é transmitido pelo mesmo Mosquito Aedes Aegypti

O que é o Zika Vírus?

Zika Virus - Foto: Rafael Viana / www.tdvideo.com.br
Foto: Rafael Viana / www.tdvideo.com.br

Da família Flaviviridae e do gênero Flavivirus, o Zika Vírus provoca uma doença com sintomas muito semelhantes ao da dengue, febre amarela e chikungunya.

O vírus foi isolado pela primeira vez no fim da década de 1940, por meio de estudos realizados em macacos que habitavam a floresta de Zika, na Uganda.

O primeiro caso da doença documentada em um humano é de 1964 e relata os mesmos sintomas observados atualmente. O primeiro surto da doença observado fora dos continentes da Ásia e da África foi registrado em 2007, na Oceania.

Quais são os sintomas provocados pelo Zika Vírus?

De baixa letalidade, a chamada febre zika causa febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, artralgia (dores nas articulações) e exantema maculo-papular (manchas ou erupções na pele com pontos brancos ou vermelhos), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas.

Como o Zika Vírus é transmitido?

O Zika Vírus é transmitido pela picada dos mosquitos da família Aedes (

, africanus, apicoargenteus, furcifer, luteocephalus e vitattus). A partir da picada infectada, a doença tem um período de incubação de aproximadamente quatro dias até os sintomas começarem a se manifestar e os sinais e sintomas podem durar até 7 dias.

Qual é o tratamento para o Zika Vírus?

Como não existe um medicamento específico contra o vírus, o tratamento feito apenas para aliviar os sintomas. Assim, o uso de paracetamol, sob orientação médica, é indicado nesses casos.

Conforme orientações do Ministério da Saúde, deve-se evitar o uso de ácido acetilsalicílico e drogas anti-inflamatórias devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas, como ocorre com a dengue.

 

 

Créditos:
Por  Fernanda Duarte*  Fonte:Portal EBC
Reportagem Creative Commons - CC BY 3.0 - Nova virose se espalha pelo Brasil
Fotos : Todos os Diretos reservados as fotos desta reportagem
http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2015/05/o-que-e-o-zika-virus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *