Concerto de Novembro da USP Filarmônica terá um Convidado especial da Alemanha

Reportagem: Marcela Borges

A USP Filarmônica realiza seu 129º concerto e traz como solista convidado o tenor alemão Johannes Grau com sólida carreira na Europa. O Concerto é gratuito e acontece na próxima terça-feira, dia 26, às 20h30, no Theatro Pedro II.

O maestro e professor responsável pela orquestra, Rubens Russomanno Ricciardi, preparou o repertório pensando na apresentação de obras consagradas e contemporâneas, contribuindo para a formação profissional e artística dos alunos músicos.

O programa, sem intervalo, será aberto com o Concerto nº 2 para piano e orquestra de Ludwig van Beethoven (Bonn, 1770 – Viena, 1827) e, em seguida, será executada uma ária composta este ano pelo próprio maestro Ricciardi, Trauert, Oh Venus und Cupido, com poema de Catulo, tendo sido selecionada recentemente na XXIII Bienal de Música Contemporânea do Rio de Janeiro, onde foi estreada

Serão apresentadas ainda, outras duas obras de Ricciardi, a Cantada (canção bossa-nova para canto com microfone e orquestra), com poema de Ferreira Gullar e Fantasia sobre A Casa, (canção infantil de Vinícius de Moraes, Sérgio Bardotti & Sérgio Endrigo). A noite segue com a abertura da Ópera La forza del destino, de Giuseppe Verdi e será encerrada com a obra Il Guarany, de Antônio Carlos Gomes.

A orquestra contará com a participação dos solistas Luana Liaw (canto com microfone, aluna do DM-FFCLRP-USP), Paulo Eduardo de Barros Veiga (violino, pesquisador bolsista da FAPESP de pós-doc junto ao DM-FFCLRP-USP), Gabriela Alves e Gabriel Morais (violoncelos, alunos do DM-FFCLRP-USP e bolsistas da USP Filarmônica), Augusto Barbieri (piano, aluno do DM-FFCLRP-USP, vencedor do concurso departamental interno para solista da USP Filarmônica 2019).

A regência será alternada entre os maestros Rubens Russomanno Ricciardi (professor do DM-FFCLRP-USP) e Lincoln Reuel Mendes (ex-aluno do DM-FFCLRP-USP e professor dos projetos USP Música Criança – Polo de São Joaquim da Barra -, e ALMA). O Concerto é dedicado in memoriam ao músico e médico ribeirão-pretano, Antonio Paulo Russomanno Veiga.

 

 

129º Concerto da USP Filarmônica – Dia 26/11 às 20h30 no Theatro Pedro II

A entrada é livre e gratuita, sem impressão de ingressos. O Theatro Pedro II está localizado na Rua Álvares Cabral 370, no Centro de Ribeirão Preto.

Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *