Comitê Rio 2016 garante que competições de vela ocorrerão na Baía de Guanabara

Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil –  Edição: Fábio Massalli
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O diretor de Esportes do Comitê Rio 2016, Rodrigo Garcia, disse hoje (5) que não há chance de as competição de vela nos Jogos Olímpicos do Rio serem transferidas para outro local. A modalidade será disputada na Baía de Guanabara.”Não existe nenhum plano do comitê de levar para outra área”, garantiu.

A Baía de Guanabara recebe, até o dia 9 de agosto, o Aquece Rio, um evento-teste de vela para as Olimpíadas, promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e a Confederação Brasileira de Vela, que recebe 320 atletas de 34 países em competições de dez classes da modalidade em cinco raias diferentes (Pão de Açúcar, Escola Naval, Ponte, Copacabana e Niterói) na baía.

As condições de limpeza da Baía de Guanabara foi criticado, era uma preocupação e continua uma questão bastante discutida pelos velejadores, com receio de avarias nas embarcações. Renata Decnop, que forma dupla de velejadoras com Isabel Swan, disse que embora ainda exista lixo flutuante, a maior parte de sacos plásticos, nesta semana, ela sentiu confiança com a melhora expressiva da qualidade da água. “O trabalho [de limpeza da água e tratamento de esgoto] está sendo feito e a gente tem esperança de que até as Olimpíadas vai estar bem melhor. Ainda tem o que melhorar, mas a gente está vendo que tem resultado”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *