Circuito de caminhadas movimenta Parque Serra do Brigadeiro em Minas

Um extenso cronograma de atividades agita o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, durante o mês de julho, com caminhadas para todos os públicos que frequentam a unidade de conservação. A programação foi dividida em três níveis de dificuldade, sendo direcionada a “Família”, “Amigos” e “Aventureiros”.

Nos dias 4, 14 e 20/7, as caminhadas contam com grau de dificuldade considerado baixo e são voltadas para a “Família”, com duração de cerca de 1 hora e 30 minutos, partindo do centro de visitantes do parque em direção à Trilha do Muriqui. Já nos dias 7, 14, 20 e 28/7, a programação tem nível médio de dificuldade, sendo direcionada para os “Amigos” da unidade de conservação, que irão até o Pico do Grama. A duração aproximada da atividade é de cerca de 3 horas.

Os “Aventureiros” têm sua programação no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro nos dias 14 e 27/7 com uma trilha com grau de dificuldade alto, que tem previsão de 8 horas e 30 minutos de duração, partindo do centro de visitantes até a Pedra do Pato, percorrendo cerca de 6 quilômetros. Nos mesmos dias, também acontece uma atividade “Nível Hard”, no Pico do Itajuru, também com grau de dificuldade considerado alto, seguindo um trajeto de 10 quilômetros. A concentração será na Praça de Belisário, em Fervedouro.

A gerente do PE Serra do Brigadeiro, Rosimeire Belcavelo, destaca a importância destas atividades para a divulgação do parque e conscientização da comunidade sobre a conservação do bioma Mata Atlântica, predominante no território da unidade de conservação. “Divulgando o parque, toda a comunidade do entorno também ganha, pois a vinda de turistas movimenta o comércio e favorece a economia local”, frisa.

As atividades são gratuitas

as inscrições podem ser feitas pelo Tel. (32) 3271-7491

ou pelo e-mail [email protected].

Cada caminhada mantém um público máximo de 15 participantes e ainda conta com vagas abertas. Todas as trilhas são guiadas por servidores do parque que acompanham os participantes ao longo de todo o trajeto.

 

Fonte: Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *