Catedral Metropolitana de Ribeirão celebra missa na Periferia Existencial e Geográfica da igreja

Reportagem
Tadeu Donizete

Foto: Rafael Viana
Foto: Rafael Viana

projeto SIM – Ser Igreja em Missão da Arquidiocese de Ribeirão Preto; mais uma missa é celebrada nas periferias geográficas da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto. Esta missa aconteceu entre o Centro Popular de Compras e o Mercado Municipal de Ribeirão Preto.

O Projeto SIM – Ser Igreja em Missão foi lançado em 07 de junho de 2007 para as comemorações do centenário da criação da Diocese e o cinquentenário da Arquidiocese, celebradas em junho de 2008. É um projeto de ação missionária permanente na Arquidiocese de Ribeirão Preto.

A Preocupação da Igreja em Missão nas palavras dos Papas Paulo VI, João Paulo II e Francisco

O Papa Paulo VI, em sua importante Encíclica sobre a evangelização, “Evangelii Nuntiandi” assim se expressa: “Andar de cidade em cidade a proclamar, sobretudo aos mais pobres, e muitas vezes os mais bem dispostos para o acolher, o alegre anúncio da realização das promessas e da aliança feitas por Deus, tal é a missão para a qual Jesus declara ter sido enviado pelo Pai” (EN 6).

João Paulo II tratou a questão da missão com especial valor, na sua bela Encíclica sobre a Validade do Mandato Missionário “Redemptoris Missio” seguindo bem a linha de Paulo VI. Segundo o santo “mas o que me anima mais a proclamar a urgência da evangelização missionária é que ela constitui o primeiro serviço que a Igreja pode prestar ao homem e à humanidade inteira, no mundo hoje, que, apesar de conhecer realizações maravilhas, parece ter perdido o sentido último das coisas e da sua própria existência” (RM 2).

O Papa Francisco na sua exortação sobre a alegria do Evangelho “Evangelii Gaudium”  trabalha a missão de uma maneira doce e inquietante, para ele a Igreja deve ser sempre uma “Igreja em saída”, para aquecer o coração das pessoas, andar na noite delas e orientá-las para a luz que é Jesus mesmo.

O Papa Francisco introduziu um novo termo Periferia existencial. Mas o que significa este termo periferia existencial?

Periferia Existencial não é um bairro, uma rua, uma cidade ou outro tipo de espaço na cidade ou no campo. A periferia existencial é o vazio da vida, é a falta de sonho, de utopias, de esperança. Lamentavelmente o mundo está cheio de periferias existenciais. A sociedade está cheia de periferias existenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *