Casa da Memória Italiana realiza oficinas e Salões de Ideias

A Casa da Memória Italiana encerra novembro com uma série de atividades culturais gratuitas. São oficinas, roda de conversa e sessão de filmes, além da reta final da segunda edição da Exposição de Arte Contemporânea.

Os domingos em família são emblemáticos na cultura italiana. O tradicional almoço na casa da “Nonna” no dia 25 de novembro pode ser precedido por uma visita à instituição, que neste dia também oferece uma oficina de Cartão de Natal. As irmãs Beth Garcia e Yolanda Cipriano irão ministrar a atividade que acontecerá das 10h às 11h30. A presença é gratuita e os materiais serão oferecidos pelo local, a inscrição  deve ser feita pelo (16) 3625-0692. Ao término, o participante poderá levar seus trabalhos para presentear pessoas especiais de sua escolha.

O público pode aproveitar a ocasião para ver a 2ª Exposição de Arte Contemporânea na Casa da Memória Italiana. Amostra reúne projetos de artistas e profissionais de outros segmentos que trabalharam em dupla para compor as obras. O objetivo é de construir e reforçar ligação entre os participantes, que possuem algum tipo de relacionamento: são amigos, irmãs, colegas de profissão e pai e filho. A montagem também pode ser conferida às quintas e sextas-feiras, às 15h e 16h,  e aos sábados às 10h, até 15 de dezembro.

Na terça-feira (27/11), a partir das 20h, a Casa recebe Regina Marques e Clélia Manzolli para o Salão de Ideias sobre o livro “As Senhoras que usavam Modestino: o legado das irmãs italianas em Ribeirão Preto”, cuja a autoria é de nove ex-alunas do Patronato e Ginásio Industrial Madre Mazzarello, construído em 1938, em Ribeirão Preto (SP). O momento será para relembrar a educação, as brincadeiras e travessuras de infância, os mistérios entorno das irmãs enclausuradas, além das peraltices em tornar as longas saias dos uniformes em minissaias. O objetivo é difundir a pesquisa realizada, destacando o valor da memória escolar, da preservação dessa história e do trabalho educacional das irmãs italianas.

Já a exibição do filme italiano “Um dia muito especial”, de Ettore Scola, acontece na sexta-feira (29/11), às 19h30. O drama, ambientado em 1938, conta com Marcello Mastroianni e Sofia Loren  interpretando vizinhos que se conhecem por acaso quando Adolf Hitler visita Benito Mussolini, em Roma, e todos do prédio saem vibrando o acontecido.  Os dois personagens principais passam um dia juntos em que suas angústias individuais silenciosas contrastam com a balbúrdia das ruas. Um filme belíssimo com importantes reflexões políticas e sociais. Após a sessão haverá um bate-papo com Fernando Trotta, responsável pelo CINE FAAP (Ribeirão Preto).

Programação

 

Domingo na Casa: Visita e oficina cartão de Natal
Data: 25/11/2018 (domingo)
Horário: às 10h
Inscrições: [email protected] ou (16) 3625-0692

Salão de ideias: “As Senhoras que usavam Modestino: o legado das irmãs italianas em Ribeirão Preto

Data: 27/11/2018 (terça-feita)
Horário: às 20h

Exibição do filme italiano: “Um dia muito especial” de Ettore Scola
Data: 29/11/2018 (quinta-feira)
Horário: às 19h30

 

2ª Exposição de Arte Contemporânea na Casa da Memória Italiana, Período: até 15/12/2018
Horário: de quinta e sexta-feira, às 15h e 16h; sábado, às 10h

 

Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, 776 – Ribeirão Preto/SP)
Informações: (16) 3625-0692
Entrada gratuita

 

 

 

Fonte: Casa da Memória Italiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *