Câmara apresenta projeto para cremação de animais em Ribeirão Preto

Reportagem: Mariana Bruno

A causa animal é uma pauta acompanhada de perto pelo vereador e 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, Vereador Matheus Moreno, que propôs e apresentou em Plenário, para discussão pela sociedade, um projeto de lei que solicita à Prefeitura a implantação de serviço gratuito de cremação comunitária de animais domésticos no município. O objetivo é evitar o encaminhamento e descarte dos animais no aterro sanitário.

Pelo projeto, a destinação de animais mortos ao serviço municipal gratuito de cremação seria utilizada para casos de animais retirados em ruas, advindos do Bosque Municipal, hospitais e clínicas veterinárias ou, ainda, de munícipes que solicitarem o serviço. O recolhimento ficaria sob a responsabilidade da Administração Municipal.

A necessidade e sugestão do projeto de lei contou com a contribuição da ONG Dulcineia Gritti de Araújo, mais conhecida como ONG Tia Dulce, atuante na causa do bem-estar animal.

“É notória a falta de políticas públicas consistentes voltadas à causa animal em Ribeirão Preto. As boas iniciativas, quando ocorrem, acontecem devido a mobilização de moradores e defensores de animais, ou seja, pela organização informal da sociedade civil e, às vezes timidamente, pela própria administração”, diz Moreno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *