Brasileiros estão mais seguros em fazer compras pela internet, mostra pesquisa

Foto: Rafael Viana
Foto: Rafael Viana / tdvideo.com.br

Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil

A pesquisa Consumo Virtual no Brasil, divulgada hoje (3) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostra que o brasileiro está mais seguro em relação às compras pela internet. De acordo com a pesquisa, feita entre os dias 5 e 8 de janeiro com 678 pessoas das 27 capitais que usaram sites de vendas no ano passado,  93% dos entrevistados, ou nove entre dez consumidores, estão satisfeitos com esse tipo de compra.

A sondagem revela que 93% dos consultados fazem compras pela internet há mais de três anos. Eles também buscam fornecedores que sejam consagrados no mercado. “Quarenta e nove por cento escolhem o site porque procuram marcas conhecidas. Os clientes já sabem usar sites de comparação e se pautam pelos sitesde reclamação. Com isso, a gente vê que o consumidor já busca elementos para tomar decisões mais  informadas. E isso acaba dando confiança”,  disse à Agência Brasil o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges.

A comodidade de comprar sem precisar sair de casa foi a principal vantagem listada por 74% dos consultados, além do preço considerado  mais baixo do que nas lojas físicas (50%). “Nota-se que grande parte das vantagens – economia de tempo, facilidade na comparação com concorrentes, está relacionada com economia”. Mesmo que não compre pela internet, o cliente pode usar essa comparação para barganhar um preço mais baixo na loja física. “Ele acaba economizando dinheiro de um jeito ou de outro.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *