Arte indígena do Amapá estampa selo dos Correios

 

Foto:Divulgação/Correios
Foto:Divulgação/Correios

A obra, de autoria da índia Katirina Wajãpi, foi escolhida para integrar o Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais de 2014. O lançamento aconteceu nessa segunda-feira (3), na sede do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. Os selos vão ficar em circulação até o final de 2017 e a tiragem é de 600 mil unidades.

A assessora da vice-presidência dos Correios, Maria de Lourdes Torres, diz que o programa é uma oportunidade de divulgar a arte indígenas Kusiwa para todo o mundo.
 
Os padrões da arte Kusiwa estão carregados de significados e simbolismo. As figuras constituem um sistema de comunicação e uma linguagem gráfica que remetem à cosmologia e à visão de mundo dos Wajãpi.
 
Célia Corsino, diretora de Patrimônio Imaterial do Iphan, explica que a importância da pintura para este grupo indígena vai além da arte pela arte.
 
A arte Kusiwa é considerada Patrimônio Cultural do Brasil, desde 2002, e obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco, desde 2003.
 
Os Wajãpi, do Amapá, constituem um grupo remanescente de um povo que já foi composto por cerca de 6 mil pessoas, no começo do século XIX. A terra onde vivem os indígenas foi demarcada e homologada em 1996 e é uma área preservada onde vivem cerca de 1.100 indígenas, em 48 aldeias.

fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *