Reportagem: Marco Tulio Jaques Pereira
A pesquisa Panorama 2025, realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) em parceria com a Humanizadas, revela que a Inteligência Artificial (IA) e a alta performance serão as principais tendências empresariais no próximo ano. Dentre as 733 empresas entrevistadas, 67% indicam a IA como a tecnologia mais disruptiva para 2025, e 47% priorizam a alta performance como fator crítico de sucesso.
Com um recorte que inclui o cenário regional em Minas Gerais, a pesquisa destaca que 87% das empresas respondentes do estado são de médio e grande porte, majoritariamente nos setores de serviços (54%) e indústria (32%). Para o próximo ano, as empresas mineiras se diferenciam pela valorização da eficiência produtiva (66% contra 47% nacionalmente) e pelo foco em treinamento e contratação de talentos (53% versus 35% na média nacional).
“Os dados reforçam que as empresas de Minas Gerais estão atentas às transformações tecnológicas e ao fortalecimento de suas operações”, avalia Douglas Arantes, gerente regional da Amcham em Minas Gerais. “Estamos acompanhando a evolução nacional nas áreas de IA e alta performance, ao mesmo tempo em que nosso mercado regional se destaca pelo foco em pessoas e na produtividade, pontos que são essenciais para o crescimento sustentável das empresas locais.”
Ranking de tendências e a maturidade de inovação
Além de IA e alta performance, a pesquisa também rankeou outras tendências essenciais para 2025: Sustentabilidade (46%), Digitalização de Produtos e Serviços (43%), e Gestão de Riscos (42%). Entre os empresários mineiros, 77% colocam a gestão de pessoas como área prioritária para o crescimento, reforçando a relevância de estratégias que combinam inovação com o desenvolvimento humano.
A pesquisa também traz um otimismo moderado em relação ao crescimento das empresas para 2025, com 50% dos entrevistados projetando um aumento superior a 10% no faturamento – um salto de 7 pontos percentuais em relação às expectativas de 2024. Apesar desse otimismo, 68% dos empresários enxergam a estagnação econômica como o principal desafio, seguido pela inflação e a estabilidade política.
Com um índice de prontidão para inovação de 64%, as empresas brasileiras encontram-se em um estágio intermediário de preparação para a era digital e inovadora. Este índice, que mede a capacidade das empresas de adotar tecnologias e práticas inovadoras, reflete a maturidade em áreas essenciais, como modelo de negócio, gestão e cultura de inovação. Minas Gerais acompanha esse movimento, com destaque para a transformação digital (77%), enquanto produtos e serviços ainda são percebidos como áreas com grande potencial de desenvolvimento.
As conclusões da pesquisa destacam a importância de uma estratégia empresarial que combine tecnologia, gestão eficiente e investimentos contínuos em capital humano para o sucesso sustentável em 2025.
Fonte: Corp Comunicação