5ª Corrida Vera Cruz: ortopedista orienta sobre escolha de tênis e cuidados para evitar lesões

Reportagem: Érica Fabiola Barlera Gáspari

Provas de 6km e 12km serão no dia 13 de outubro e estão com inscrições abertas; dicas ortopédicas são essenciais para prática segura e confortável

Dentro de 30 dias, mais de 1,2 mil pessoas irão participar da Corrida Vera Cruz, que irá movimentar o interior paulista, em Campinas, com percursos de 6 e 12 quilômetros, bem como corrida kids e caminhada. Idealizado pelo Vera Cruz Hospital, a iniciativa chega à quinta edição, promovendo saúde e bem-estar por meio da atividade física. E para se preparar para o desafio, o ortopedista José Luís Zabeu, coordenador do serviço de ortopedia do Vera Cruz, traz dicas preciosas, pois os cuidados do ponto de vista dessa especialidade são essenciais para quem pratica ou deseja iniciar a prática da corrida. Afinal, joelhos, pernas e pés sofrem grandes impactos, que podem causar lesões se os cuidados corretos não forem adotados.

Tênis

De acordo com o médico, a escolha do tênis ideal é um ponto de partida importante. “Nunca se deve comprar na véspera da prova, pois os pés precisam estar habituados a usá-lo por, ao menos, algumas semanas; o tênis deve acomodar bem os pés, com conforto; é importante que tenha amortecedor e, ao mesmo tempo, firmeza, pois um muito flexível também não é indicado. O importante é sentir-se confortável, sem nenhum tipo de incômodo.”.

Já os profissionais, que correm longas distâncias, podem investir em pares mais específicos, conforme o tipo de pisada, necessitando para essa definição uma análise clínica.

Evolução

Para quem vai participar de uma corrida pela primeira vez ou está há algum tempo sem correr, a orientação é começar devagar. “Iniciar lentamente, intercalar com caminhada para ir criando um pouquinho de fôlego e ir entrando no ritmo; não correr em alta velocidade, não correr em descidas, que são mais propensas a gerar lesões, e preferir locais planos. Nunca aumentar de maneira muito rápida o tempo, a distância ou a velocidade. Esse aumento precisa gradativo, entre 10% e 15% por semana, isso se o condicionamento estiver indo bem. Com o tempo, a pessoa se sentirá confortável e confiante para fazer qualquer tipo de trajeto”.

Lesões

O especialista explica que o meio mais adequado de se evitar uma lesão é o treino progressivo, que vai evoluindo de forma gradativa, sem os excessos, aliado a outros cuidados. “Estar bem alimentado, bem descansado e bem hidratado. O aquecimento é bem importante e pode ser feito com uma pequena caminhada antes de começar a correr atrelada ao alongamento da musculatura das pernas, movimentos com os joelhos e com os pés, para que realmente esteja tudo muito lubrificado quando começar a correr”, salienta.

Outro ponto importante é respeitar os próprios limites e saber ouvir o corpo. “Quando se está muito cansado ou se o dia não foi muito bom, prefira caminhar em vez de correr, pois são nessas ocasiões que as pessoas acabam se machucando, tendo uma torção, comprometendo algum músculo, prejudicando o tendão, entorse nos joelhos e até prejudicando a coluna”.

Hidratação

O ortopedista lembra que o clima está seco e as temperaturas têm sido elevadas e, por isso a hidratação é indispensável. “Tem de ser um cuidado frequente antes, durante e após a corrida. E, com as demais dicas, os participantes poderão ter mais conforto e tranquilidade para praticar o esporte, prevenindo alterações bruscas da parte cardiorrespiratória e lesões da parte muscular e esquelética. Fazendo tudo isso, é possível correr de maneira segura e com bastante qualidade”, orienta.

As inscrições para a Corrida Vera Cruz 2024 estão abertas e podem ser realizadas no site www.corridaveracruz.com.br

Fonte: WGO Comunicação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *