23ª FIL terá espaço inédito de troca de livros na Praça XV

Reportagem: Andrea Berzotti

Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece 1º a 11 de agosto em 20 locais da cidade, traz nesta edição uma novidade: a Bibliocasa – um espaço exclusivo para leitura, troca e doação de livros. Criado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com a empresa Necta Gás Natural, a Bibliocasa chega com a proposta de se transformar em um refúgio literário no coração da Praça XV de Novembro, durante os 10 dias de evento.

Resultado da campanha permanente de troca e doação de livros, promovida pela Fundação do Livro e Leitura, a ação agora ganha um espaço único na FIL. Os visitantes terão a oportunidade de trazer um livro em bom estado de conservação e levar outro em troca, de forma totalmente gratuita. Serão aceitas obras de qualquer título literário, exceto publicações técnicas, didáticas, apostilas e enciclopédias.

Para o lançamento do novo espaço, a parceira Necta Gás Natural preparou algumas surpresas. Uma delas será a distribuição de livros infantojuvenis sobre o gás natural. A obra conta a história da personagem Ana, uma menina aventureira e curiosa que descobre os benefícios do gás canalizado. Haverá também oficinas de arte e contação de histórias. “Queremos nos conectar com quem passar pela FIL. O espaço será agradável para descansar e apreciar um bom livro”, destaca Bruno Rabello Madalena, gerente de Relações Institucionais da Necta, lembrando que a proposta com a ação é ampliar o conhecimento das pessoas que passarem pela FIL sobre o processo do gás natural e difundir os benefícios que a empresa leva para a comunidade e o meio ambiente.

“A Necta Gás Natural está cada vez mais atenta ao impacto social que proporciona à comunidade e tem uma grande preocupação em gerar valor para a sociedade, clientes e parceiros. Apoiamos a Feira do Livro desde 2016, pois o evento está alinhado com os valores da nossa companhia, que se compromete em construir uma sociedade mais justa e igualitária por meio do desenvolvimento social e educacional das comunidades onde atuamos”, complementa Bruno Rabello Madalena

Imagem de Lubos Houska por Pixabay

Para Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, realizadora da FIL, a Bibliocasa promete ser uma parada literária especial na FIL, que irá oferecer aos participantes a oportunidade de renovar as leituras e viver novas aventuras através das páginas dos livros e de novas histórias, em um espaço totalmente acolhedor. “Será um espaço repleto de pufes e almofadas espalhados pela praça, que convida os leitores a mergulharem nas histórias, proporcionando um momento de pausa e introspecção”, conclui Dulce Neves.

Sobre a FIL

A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.

 

 

Fonte: Verbo Nostro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *