Reportagem: Simone Valente
A marca francesa 3 Brasseurs, conhecida no Brasil como 3B, primeira cervejaria artesanal francesa no Brasil, está comemorando dez anos de atividades no Brasil, com muito sucesso.
Presente em toda a França, Bélgica, Áustria e Canadá, a 3 Brasseurs é a ‘maior franquia de microcervejarias do mundo’. A marca se diferencia da concorrência por ser uma cervejaria e restaurante, com gastronomia de alta qualidade. Por isso, faz jus à ideia de: “mais do que um restaurante, uma experiência”.
A 3B, que há um ano passou a ser dirigida por um grupo de masterfranqueados brasileiros com grande experiência em franchising, quer expandir para todo o país. “Passamos a operar em novembro de 2021 e precisamos de um tempo para entender exatamente como o negócio funcionava, tanto no relacionamento com a franqueadora francesa como a franqueabilidade em solo brasileiro. Agora, temos toda a estrutura necessária para expandir”, comenta Leonardo Lamartine, um dos sócios da master franquia brasileira.
Junto com os sócios Fernando Malutta, Janaína Boz e Luciano Fialho, Lamartine pretende chegar a 20 franquias em dez anos, nas principais capitais brasileiras e municípios-chave para a marca, a exemplo de Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto (SP); Balneário Camboriú (SC); Londrina, Maringá (PR); Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora (MG); Sinop, Sorriso (MT), dentre outras.
Em relação a Ribeirão Preto, os sócios acreditam que a cidade tenha alto potencial de consumo para o tipo de negócio que oferecem, com aderência total do público às cervejarias de alta qualidade e à gastronomia ofertada pela 3B. “Escolhendo o ponto certo, sem dúvida teremos um empreendimento tão ou mais lucrativo que os de São Paulo”, comenta Luciano Fialho.
A 3 Brasseurs é uma cervejaria com restaurante que impressiona por sua estrutura. O espaço é elegante e convidativo, mas despojado, ao mesmo tempo, atraindo pessoas de todas as idades. Por isso mesmo, precisa de espaços que comportem a microcervejaria – que fica à vista dos clientes – , o bar e o salão. “Nossas casas costumam ter ao menos 500 m2, com ambientes que comportam grupos em confraternizações”, comenta Janaína Boz, sócia-operadora.
O investimento em uma 3 Brasseurs inicia-se em R$ 2,5 milhões, com taxa de franquia de R$ 120 mil inclusa. “É o negócio ideal para grupos de investidores, assim como nós”, define Fernando Malutta.
Fonte: Uapê Comunicação