O processo de habilitação e inserção de todas as unidades de saúde de Ribeirão Preto no aplicativo Saúde Digital, na nova função que permite ao usuário no agendar/remarcar/cancelar consultas das especialidades da atenção primária, clínica médica, enfermagem, ginecologia, odontologia e pediatria foi concluído.
No total, são 40 unidades de saúde entre, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (UFSs) inseridas no sistema habilitadas com a ferramenta tecnológica.
“A partir de agora, todos os usuários da rede pública de saúde de Ribeirão Preto poderão, com agilidade e praticidade, agendar suas consultas por essa ferramenta, que facilita a vida”, disse a secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina.
O App registrou, de janeiro até 18 de agosto deste ano, 58.409 vagas ofertadas, 53.260 agendamentos realizados e 11.497 faltas.
A secretária municipal da Saúde defende que é preciso difundir cada vez mais a tecnologia e informar as pessoas sobre as vantagens e criar o hábito de usar o aplicativo ‘Saúde Digital’.
“Além de nos proporcionar informações úteis e importantes na palma da mão com rapidez, o aplicativo evita que o paciente se desloque até a unidade de saúde para obter informações que estão à disposição no celular”, orienta Jane Cristina.
Outras funcionalidades
As demais funcionalidades do “Saúde Digital” continuam ativas, como verificar estoque de medicamentos, vacinas aplicadas (no caso das vacinas contra Covid, o registro é feito apenas no sistema Vacivida, do Estado), data e horário de consultas, faltas, verificar status de exames realizados e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Avaliação
Pelo app o usuário pode também avaliar todos os atendimentos que são realizados via sistema Hygia, seja na atenção básica, especializada ou nos prestadores (UPAs e hospitais parceiros da SMS).
Para acessar o “Saúde Digital”, o paciente precisa ter em mãos o número do Cartão Nacional de Saúde ou CPF, do Hygia e data de nascimento.
Observação
Para o correto funcionamento do aplicativo é importante que os dados cadastrais do paciente estejam atualizados no sistema (principalmente, CPF e Unidade de Referência).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
Espero que tudo isso melhore mesmo ultimamente não consigo marcar uma consulta.