A Equipe do Projeto Social “Campeões em Virtudes”, composta por alunos da Etec José Martimiano da Silva, participou no último domingo, 09/07/2023, da Copa Kamikaze de Jiu Jitsu. A competição foi sediada no Ginásio Poliesportivo do Ipanema Clube, e reuniu atletas do mirim ao sênior em todas as faixas, nas categorias masculino e feminino. Foi o maior número de inscritos para o campeonato em 15 anos.
Os alunos do projeto social, idealizado pelo fundador e professor, Jeferson Queiros, bi-campeão mundial e pan-americano e atualmente com a colaboração do professor Lucas Vicentini, ambos faixas-pretas, conquistaram 11 medalhas, entre ouro, prata e bronze, nas suas respectivas categorias.
Os alunos Felipe Gabriel e Michael Eduardo, foram medalha de ouro; Henrique Bonicenha, Sara Manuelina e Ulysses Neto, medalhas de prata e os atletas Caio Rondon, Rafael Lopes, Felipe Oliveira, João Gabriel, Gustavo Manetta e Guilherme Aranha, medalhas de bronze. “Os alunos tiveram um desempenho inacreditável e surpreendente por ser o primeiro campeonato que disputaram. Apesar do projeto ter começado em setembro de 2022, apenas os alunos Felipe Oliveira e João Gabriel, iniciaram os treinos no início do projeto. O restante começou a treinar no projeto em fevereiro deste ano, tendo apenas quatro meses de treino, e competiram contra atletas de alto nível e com anos de experiência em competições”, explicou Queiroz.
Projeto
Campeões em Virtudes é um projeto social que ensina Jiu-Jitsu, disciplina e virtudes para os alunos da Etec José Martimiano da Silva. Idealizado pelo professor, Jeferson Queiroz, o projeto já existe desde o ano passado e hoje conta com 50 alunos. Além de colher a mudança no comportamento dos jovens que participam da iniciativa gratuitamente, umas das exigências do projeto é que seus alunos se empenhem nas atividades escolares, tenham condutas e virtudes na escola, no âmbito familiar e em suas vidas pessoais.
O projeto é voluntario e gratuito. Atualmente as aulas ocorrem na Etec José Martimano da Silva, sendo possível as aulas pois o idealizador emprestou seus tatames e fez a venda sua bike de corrida para a aquisição de mais tatames. “Todos os jovens participam de graça do projeto, não temos apoiadores, parceiros e patrocínio. Conseguimos 50 quimonos usados por meio de doações de amigos de equipe, algumas faixas também doadas e outras compradas por mim e pelo professor Lucas. Para os alunos poderem participar da competição e pagar as inscrições nós fizemos rifas, recebemos algumas doações em dinheiro e o restante que faltou eu paguei para os alunos”, contou o idealizador do projeto.
Para concluir, Queiroz, explicou que pretende ampliar o projeto e levar para mais jovens em outras comunidades “Minha intenção é que esse projeto ganhe força e possa salvar e transformar mais vidas, uma vez que por meio do jiu jitsu tiramos jovens das ruas, das drogas, dos atos ilícitos, transformando em campeões em virtudes. Essa expansão só será possível com a ajuda de parceiros e patrocínio”.
Fonte: Marina / ETEC José Martiniano da Silva