Se encerram no próximo dia 7/out (sexta-feira) as inscrições para a segunda edição do Torneio de Educação Financeira do Instituto XP, da XP Inc., em parceria com a Associação Cactus e a Barkus. Podem participar professores e estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site torneiodeeducacaofinanceira.com e seguir o passo a passo indicado no site.
O concurso tem o objetivo é desenvolver a cidadania financeira por meio de atividades dinâmicas sobre situações cotidianas. Todo o torneio se dará por meio digital, via WhatsApp, com atividades de áudio, texto e vídeo em uma trilha de conteúdo alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Em 2021, o concurso contou com a participação de mais de 1.500 professores e, aproximadamente, 17 mil alunos. Para este ano, a expectativa é ampliar os números e desenvolver competências sobre educação financeira para 50 mil jovens até o final do ano, de forma leve e acessível. O torneio acontecerá por meio da inteligência artificial da Barkus, a Iara, uma robozinha que irá formar e desafiar os estudantes para que eles se tornem embaixadores de educação financeira em suas comunidades.
Gabriela Torquato, head de Estratégia e Operações do Instituto XP, destaca que a iniciativa pode ser um apoio para os professores que queiram levar a educação financeira para a sala de aula e desenvolver competências socioemocionais alinhadas à BNCC.
“Os desafios do torneio vão muito além das finanças pessoais, é sobre o desenvolvimento de competências para a cidadania financeira, a exemplo da visão crítica e de longo prazo, planejamento, análise de contextos, riscos e projeto de vida. São conteúdos didáticos que dialogam com desafios que podem ser facilmente explorados em diferentes disciplinas, como Matemática, Geografia, História, Educação Física, entre outras. Por estarem alinhadas à BNCC e à matriz de competências da OCDE, são capazes de beneficiar indicadores relevantes de educação, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes)”, ressalta.
“O torneio será uma oportunidade para despertar o protagonismo dos jovens em sua jornada de educação. A competição é algo que os incentiva a buscar mais conhecimento e gera referências a outros estudantes, que veem os premiados e se inspiram neles. É este o modelo que acreditamos aqui na Cactus e vemos funcionando em nossas demais competições”, explica a diretora de Produtos do Ensino Médio, Ana Carolina Rozenberg.
Haverá 375 premiados, segundo ranking de classificação. Isto é, 300 estudantes distribuídos em todo o Brasil e 75 professores destaques de cada região do país serão premiados com Kindles, vale compras de R$100,00, cursos de educação financeira e muito mais.
Fonte: Informações Jor. Paula Viana / Divulgação Instituto XP