8° Encontro Paulista de Museus

capa-cultura-grecia-museu-ribeirao-web-newsJá estão abertas as inscrições para a oitava edição do Encontro Paulista de Museus (EPM). Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instâncias ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, os interessados podem se inscrever, até 9 de junho, pelo site: www.encontropaulistademuseus.org.br.

Em 2016, o EPM será realizado nos dias 13, 14 e 15/6, na Sala São Paulo e no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado, além do Sesc Bom Retiro, da Pinacoteca, da Estação Pinacoteca e da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp). A programação celebra o 30º aniversário do Sistema Estadual de Museus (SISEM), que segue articulando as políticas públicas do Governo de São Paulo para o segmento. Neste ano, o tema do evento será “Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas”.

Para o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, o EPM consolidou-se como um importante espaço para troca de experiências e debates. “O Encontro abre espaço para o estreitamento das relações e articulação com os profissionais de museus por meio da apresentação e discussão de temas relevantes do setor museal paulista”, explica.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
8° Encontro Paulista de Museus
Datas:
 de 13 a 15/6/2016
Horário: 1° Dia – Das 9h às 18h; 2° Dia – Das 9h às 17; 3° Dia – Das 9h às 13h30
Local: Sala São Paulo e no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado, no Centro Cultural Júlio Prestes (Rua Mauá, n° 51, na Luz – São Paulo/SP), SESC do Bom Retiro (Alameda Nothmann, n° 185, no Bom Retiro – São Paulo/SP), na Pinacoteca (Praça da Luz, n°2 – Luz), da Estação Pinacoteca (Largo General Osório, n°66 – Santa Ifigênia) e na Escola de Música do Estado de São Paulo – Emesp (Largo General Osório, n°147 – Luz)

 

 

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA da Secretária de Cultura do Estado de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *