5G no Brasil – Confira a primeira fazenda tecnológica do Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou de uma cerimônia na Fazenda Ipê, na Baixa Grande do Ribeiro – sul do Piauí, para conhecer a primeira fazenda com tecnologia 5G no Brasil. Participaram também do evento ministros e parlamentares.

Em discurso, Bolsonaro afirmou que o evento é um grande marco para a agricultura porque vai representar um ganho na produtividade. “Esse evento aqui traz, obviamente, tecnologia ao campo, é a primeira fazenda totalmente 5G. Isso, certamente, vai ter um ganho de produtividade na casa de 20%, 25% ou 30%”, afirmou.

O leilão da tecnologia de quinta geração foi realizado em novembro de 2021 e arrecadou R$ 47,2 bilhões. As operadoras que venceram o processo terão algumas obrigações, como levar o sinal para 1,7 mil locais afastados dos centros urbanos e a expansão do 4G para áreas rurais.

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, em pouco tempo, os celulares já terão acesso à tecnologia 5G. “A fazenda, com 5G da TIM, da Nokia, vai fazer com que o nosso agronegócio, que já é tão pujante, fique muito maior”. Fábio também afirmou que todos os 224 municípios do Piauí vão receber internet de alta velocidade.

Computadores

No mesmo evento, o Governo Federal entregou 310 computadores que vão beneficiar cerca de 5 mil alunos. Com a entrega de hoje, o estado do Piauí já recebeu 474 máquinas que levam a inclusão digital para alunos da rede pública de ensino. Em todo o Brasil, 600 municípios já receberam mais de 26 mil computadores, que são recondicionados do Centros de Recondicionamento de Computadores, por onde passam por limpeza, testes, troca de componentes e instalação de softwares. Além disso, outros 310 pontos de conexão de banda larga foram entregues.

 

 

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *