Reportagem: Dayane Malta
No dia 2 de julho (quarta-feira), a Casa Cotrim Belas Artes, em Ribeirão Preto (SP), abre as portas para a exposição FACTÓTUM, do poeta visual e multitartista Gastão Debreix. A abertura será às 19h, com entrada gratuita, e a mostra permanecerá em cartaz até o dia 25 de julho.
Com mais de 40 anos de trajetória, Gastão Debreix constrói suas obras como quem fabrica linguagem: por meio da sobreposição de camadas, gestos e signos. Dominando técnicas, processos e materiais, o artista executa pessoalmente todas as etapas dos próprios trabalhos, sem delegar tarefas, ainda que seu fazer seja profundamente conceitual. Na produção, o conceito jamais prescinde da materialidade.
O título da exposição, FACTÓTUM, termo que define aquele que faz tudo, o imprescindível, reflete o artista como operário da linguagem e da matéria. A mostra reafirma o gesto como pensamento e o fazer como poesia. Em um tempo em que muitos artistas terceirizam partes do processo criativo, Gastão permanece como o factótum de sua própria arte.
Outro aspecto central das obras é o uso da cor: não como ornamento, mas como elemento estrutural. Desde o uso criterioso de tintas até a exploração das nuances das madeiras reutilizadas em suas peças de marchetaria, a cor em Debreix tem função construtiva e simbólica. A prática adotada por ele se inscreve entre aquelas que, inclusive no exterior, são reconhecidas como um elogio à poética visual brasileira.
Esta exposição em Ribeirão Preto reitera a potência da produção artística do interior do Estado de São Paulo e a qualidade dos poemas-objetos de Gastão Debreix, artista cuja obra transita entre o verbal e o visual, entre o sensível e o rigoroso, com assinatura artesanal e densidade plástica.
Serviço:
Exposição FACTÓTUM, de Gastão Debreix
Local: Casa Cotrim Belas Artes (Rua João Godoy, 490, Ribeirão Preto/SP)
Abertura: 2 de julho, às 19h
Visitação: até 25 de julho, das 19h às 22h; de segunda a sexta-feira
Entrada: gratuita