O Programa de Mobilidade Sustentável da Cidade de Ribeirão Preto – SP Testa um novo ônibus elétrico para o transporte coletivo.

O teste integra o programa de Mobilidade Sustentável do município, voltado à redução da emissão de poluentes e à busca por soluções mais eficientes e ecológicas no transporte público.

O veículo será avaliado por um período experimental de 30 dias em operação nas ruas e avenidas da cidade.

Tecnologia de ponta

Fabricado no Brasil pela A Eletra que é uma fábrica de ônibus elétricos com sede em São Bernardo do Campo SP; este veículo possui propulsão a bateria, sem emissão de poluentes, baixo custo de manutenção e equipado com ar-condicionado. Com capacidade para transportar até 71 passageiros, o veículo possui três portas, suspensão pneumática e freios com sistema regenerativo do tipo KERS, que reaproveita a energia gerada durante as frenagens.

O ônibus tem um motor elétrico forte e silencioso, podendo rodar entre 220 e 250 quilômetros com uma carga completa de bateria, dependendo do trajeto que realizar. Quando a bateria precisa ser recarregada, o ônibus usa um tipo de tomada especial, chamada CCS Combo 2, que permite carregar de forma mais rápida.

“O experimento com este veículo encerra a fase de experiências para implantação de frota elétrica no transporte coletivo urbano da cidade. Agora, as próximas etapas serão de comparativo de desempenho, autonomia, consumo, custos operacionais e impacto ambiental. Também estamos considerando a viabilidade de integração com o nosso sistema atual de transporte e infraestrutura elétrica” , afirma o superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli.

Mais sustentabilidade

Além de ser totalmente silencioso e proporcionar maior conforto aos passageiros, este ônibus elétrico nacional representa um avanço significativo no compromisso da cidade com políticas públicas de mobilidade urbana sustentável e tecnológica.

Este veículo elétrico que inicia o experimento na cidade é um aliado ao meio ambiente, pois com a sua circulação anual deixa de emitir 101 toneladas de CO2, o que equivale ao plantio de 6.464 arvores plantadas por ano.

 

 

Fonte e Imagens: Assessoria de Imprensa da RP Mobi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *